Russas recebe segunda edição do projeto de capacitação técnica e qualificação das gestões

APRECE EM SUA REGIÃO
27 de agosto de 2025

Teve início na manhã desta quarta-feira (27), no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Russas, mais uma etapa do projeto Aprece em Sua Região. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a administração pública municipal por meio da capacitação técnica, disseminação de boas práticas e promoção do diálogo federativo.

O evento da Aprece contempla, nesta edição, os municípios do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste do Ceará e reúne dezenas de prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores públicos, técnicos municipais e representantes de instituições parceiras. Ao todo, 17 municípios enviaram representantes para o evento. A programação se estende até a quinta-feira (28), com oficinas, seminários e palestras em áreas como saúde, educação, assistência social, convênios e finanças públicas.

Durante a solenidade de abertura, o presidente da Aprece, Joacy Júnior, destacou a importância do projeto como uma ação de interiorização do conhecimento e da qualificação dos gestores municipais. “Estamos no segundo evento. O primeiro foi na região do Cariri e, hoje, chegamos ao Jaguaribe. Ainda iremos percorrer as outras sete regiões do Ceará levando conhecimento técnico, oficinas e capacitações. A Aprece quer estar cada vez mais próxima dos municípios, sobretudo os menores, que muitas vezes não têm acesso à formação continuada por limitações de deslocamento ou estrutura”, afirmou.

Ex-prefeito de Jaguaribara, Joacy Júnior ressaltou que conhece de perto os desafios enfrentados pelas administrações municipais e que a qualificação é uma das chaves para a melhoria dos serviços públicos. “Teremos oficinas nas áreas da saúde, educação, assistência social, informações sobre convênios com a Caixa, orientações da Receita Federal e muito mais. Tudo isso é essencial para o bom funcionamento da máquina pública”, pontuou.

O presidente da Aprece também aproveitou a ocasião para convocar os prefeitos a participarem da mobilização nacional “Municípios em Risco”, marcada para os dias 9 e 10 de setembro, em Brasília. “Temos uma pauta muito importante a ser aprovada: a PEC 66. Ela trata da sustentabilidade financeira dos municípios, com medidas como o parcelamento de dívidas previdenciárias e de precatórios. Precisamos unir forças para garantir sua aprovação no Senado”, concluiu.

O anfitrião do encontro, prefeito de Russas, Sávio Gurgel, também enfatizou a importância da iniciativa e agradeceu à Aprece pela escolha do município para sediar o evento. “Quero agradecer em especial ao meu amigo Joacy Júnior e toda a equipe da Aprece por trazerem esse momento tão significativo para Russas. Esses dois dias serão de muito aprendizado, capacitação e troca de experiências que vão refletir diretamente na melhoria da gestão municipal de toda a nossa região”, declarou.

O gestor também ressaltou a necessidade de articulação entre municípios e instituições para captação de recursos e superação dos desafios orçamentários. “Não está fácil administrar apenas com recursos próprios. Mas quando temos parcerias e buscamos financiamento com articulação política, conseguimos transformar nossas cidades. A presença aqui de instituições como a Caixa, o Banco do Nordeste, a Receita Federal e a Sefaz nos dá esperança e caminhos concretos para avançar”, afirmou.

Além da participação de Joacy Júnior e Sávio Gurgel, a mesa de abertura contou com diversas autoridades compuseram a mesa de honra, entre elas o presidente da Aprece, Joacy Júnior; o prefeito anfitrião, Sávio Gurgel; o gerente de governo da Caixa Econômica Federal, José Plínio Neto; o gerente do Banco do Nordeste, Bruno de Sá Novaes Mota; o delegado da Receita Federal em Fortaleza, Paulo Régis Arcanjo Paulino; e o auditor fiscal e jurídico da Sefaz, Anderson Rodrigues.

A manhã de atividades foi dedicada a uma série de palestras técnicas, entre elas a apresentação da Caixa Econômica Federal sobre o tema Parceria que move; a palestra da Receita Federal sobre o projeto Cidadania Fiscal na Educação; a exposição do Banco do Nordeste sobre financiamento e oportunidades de relacionamento com os municípios; e a palestra magna sobre os impactos da reforma tributária na gestão municipal, conduzida pelos representantes da Sefaz.

A programação do evento segue ao longo da tarde, com a realização do Seminário Caixa para Gestores Municipais e Estaduais de Convênios e cinco oficinas simultâneas voltadas a diferentes áreas da gestão pública. As atividades continuam nesta quinta-feira (28), a partir das 8h30, com novas oficinas técnicas.

A edição de Russas do Aprece em Sua Região conta com apoio institucional do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Caixa Econômica Federal, Receita Federal do Brasil, Banco do Nordeste, Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), ADAGRI, FNDE, Ministério da Cultura e das instituições de ensino FMJ, Unific, Faculdade Princesa do Oeste e Uninta, além da parceria da Prefeitura Municipal de Russas.