‘Ceará Um Só’ finaliza jornada e fortalece cooperação interfederativa com apoio da Aprece

CARAVANA CEARÁ UM SÓ
19 de novembro de 2025

A ‘Caravana Ceará Um Só’ encerrou, na última terça-feira (18), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, um ciclo histórico de união entre Estado e municípios cearenses. A iniciativa, promovida pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag/CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), percorreu as 14 regiões de planejamento do Estado desde maio, promovendo diálogo, qualificação e construção colaborativa de soluções voltadas ao fortalecimento da gestão pública.

Parceira estratégica da iniciativa ao longo de toda a jornada, a Aprece atuou intensamente na divulgação, sensibilização e mobilização dos gestores municipais para participação nos encontros regionais. Para a entidade municipalista, o programa representa um marco na promoção da governança interfederativa e no fortalecimento da cooperação entre os entes federados.

O diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito Nascimento, participou do encontro de encerramento. Para ele, o Ceará Um Só se destaca pela capacidade de promover integração real e efetiva entre Estado e municípios, além de estimular o desenvolvimento de políticas públicas planejadas e alinhadas às necessidades locais.

“Essa iniciativa reafirma um princípio fundamental que a Aprece sempre defendeu: é caminhando juntos que avançamos em soluções que realmente transformam a vida das pessoas. A Caravana promoveu um ambiente de troca, escuta e construção conjunta que fortalece cada cidade cearense e consolida uma nova lógica de gestão pública baseada no diálogo permanente”, destacou.

Parceria que gera resultados

Durante os 14 encontros, mais de mil gestores e técnicos municipais participaram de rodas de diálogo, capacitações e apresentações de experiências exitosas. A Caravana também resultou na assinatura de termos de cooperação entre municípios e a EGPCE, na implementação piloto da plataforma Ceará Um Só nas cidades-polo e em 54 novas pactuações do Programa Ceará Sem Fome com prefeituras.

Ao agradecer o apoio institucional dos parceiros, no rol dos quais encontra-se a Aprece, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, afirmou que a Caravana consolida uma nova forma de governar baseada na construção colaborativa e no compromisso com resultados concretos. Segundo ele, uma versão 2.0 da iniciativa já está sendo planejada para 2026.

Integração e qualificação para avançar

A proposta de fortalecimento técnico e institucional das administrações municipais foi ressaltada também pelo diretor da EGPCE, Saulo Braga, ao destacar que todo o conteúdo do programa será transformado em trilha de conhecimento disponível gratuitamente no ambiente virtual da Escola.

Para os prefeitos e gestores presentes, o Ceará Um Só abriu portas para um novo modelo de cooperação federativa, que impacta diretamente a capacidade das prefeituras de entregar melhores serviços à população. “A orientação, o diálogo e a partilha de experiências ampliam nossa segurança e nossa força para enfrentar desafios”, avaliou a prefeita de Cascavel, Ana Afif.

Compromisso permanente com o municipalismo

A Aprece reafirma sua missão de seguir mobilizando os municípios para iniciativas que fortaleçam a gestão pública e ampliem oportunidades de formação e cooperação.

“Seguiremos parceiros ativos desse movimento, estimulando a participação dos municípios e contribuindo para que essa agenda interfederativa continue avançando. A Caravana Ceará Um Só deixa um legado que deve ser preservado e ampliado”, concluiu Expedito Nascimento.