INSS realiza projeto “eSocial em Foco” no Ceará para qualificação de dados previdenciários

CAPACITAÇÃO
29 de abril de 2026

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), por meio da Superintendência Regional Nordeste, promove, entre os dias 25 de maio e 3 de junho, no Ceará, mais uma etapa do projeto “eSocial em Foco – Qualificação para Reconhecimento de Direitos”.

A participação é gratuita e voltada a gestores municipais, profissionais das áreas de recursos humanos, contabilidade e administração pública, além de representantes de prefeituras e câmaras municipais. Os interessados devem se inscrever previamente por meio dos links disponibilizados para cada município, informando seus dados e selecionando o local de participação.

O projeto dá continuidade às atividades desenvolvidas em 2025 e integra o conjunto de ações estratégicas do INSS voltadas à melhoria da base de dados previdenciária, contribuindo para a redução de inconsistências cadastrais e maior eficiência na análise de benefícios. “A correta alimentação das bases do eSocial é essencial para que o cidadão tenha seus direitos reconhecidos de forma mais rápida e segura. Quando a informação chega com qualidade, todo o processo previdenciário se torna mais eficiente”, destaca Fabíola Soares de Lima, chefe do Serviço de Administração de Informação do Segurado (SERAINF).

A programação inclui reuniões técnicas com servidores e palestras direcionadas aos entes públicos municipais, passando por diferentes regiões do estado. Com a iniciativa, o INSS reforça o compromisso com a qualificação das informações previdenciárias e com a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

 

Serviço

Projeto: eSocial em Foco – Qualificação para Reconhecimento de Direitos

Período: 25 de maio a 3 de junho de 2026

Local: Ceará

 

Programação e locais:

 

Fortaleza

25/05/2026

No auditório da APRECE

Endereço: Rua Maria Tomásia, 230 – Aldeota

Inscrições: AQUI

 

Sobral

27/05/2026

No auditório da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Endereço: Av. Padre Francisco Sadoc de Araújo, 850 – Betânia

Inscrições: AQUI

 

Quixadá

29/05/2026

No auditório do IFCE

Endereço: Av. José de Freitas Queiroz, 5000 – Cedro

Inscrições: AQUI

Limoeiro do Norte

01/06/2026

No auditório do IFCE

Endereço: Rua Estevão Remígio de Freitas, 1145 – Monsenhor Otávio

Inscrições: AQUI

Juazeiro do Norte

03/06/2026

No auditório da ADUFC – Sede Cariri

Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha, 2100 – Cidade Universitária, Lagoa Seca

Inscrições: AQUI

 

Fonte: INSS – Superintendência Regional Nordeste