A Aprece criou a Coordenadoria Técnica Ambiental (Cotec – Ambiental), com a finalidade de contribuir para a formulação de uma política de desenvolvimento para os municípios do estado do Ceará que assegurasse, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente e um desenvolvimento sócio econômico sustentável.
A Área do Meio Ambiente da Cotec/Aprece, tem a finalidade de contribuir para a formulação de uma política de desenvolvimento para os municípios do estado do Ceará que assegure, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente e um desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Desde o início da sua implantação, vem procurando ocupar o espaço setorial que lhe foi reservado, através de um conjunto de ações destinadas a promover o crescimento dos municípios em relação com o meio ambiente e da busca de caminhos metodológicos capazes de estimular a capacidade e o potencial dos trabalhos ambientais que os municípios desenvolvem em cada região. Ao mesmo tempo, vem contribuindo para abrir novos canais de comunicação, através de parcerias com os órgãos ambientais e com outros segmentos da sociedade.
Representamos os municípios cearenses em conselhos, comissões, câmeras técnica, fóruns e grupos de trabalhos promovendo, apoiando e participando de encontros, eventos e iniciativas voltadas para a superação da dicotomia entre desenvolvimento e preservação do meio ambiente, sob uma visão integrada da dimensão social, econômica e ambiental.
PARTICIPAÇÃO.
Conselhos e Câmaras:
– Estadual de Meio Ambiente – Coema / Sema;
– Estadual das Cidades – Considades;
– Câmara Setorial de Energia Renováveis – CS Energia.
Comitês:
– Programa Selo Município Verde – Psmv;
– Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais – Previna – Sema;
– Comitê Estadual de Erradicação da Febre Aftosa;
– Comitê Estratégico para o Planejamento Espacial Marinho (PEM) do Ceará.
Fóruns:
– Cearense de Mudanças Climáticas e de Biodiversidade – Sema.
Grupos:
– De Trabalho da Comissão Técnica elaboração do Plano estratégico de Saneamento Básico do Ceará;
– Estadual de Gestão do Programa Água Doce no Estado do Ceará – PAD.
TRABALHOS REALIZADOS:
– Participação na elaboração do Plano estratégico de Saneamento Básico do Ceará;
– Acompanhamento e monitoramento dos processos municipais no âmbito do Programa Água para Todos e do Plano Municipal de Saneamento Básico – Pmsb.