O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria o Desenvolvimento Agrário, executa desde 2011 o programa Quintais Produtivos, que ajuda agricultores que já tem acesso à primeira água, na produção de alimentos de origem vegetal, através da captação e armazenamento da água da chuva em cisternas do tipo enxurrada.
O programa permite que famílias beneficiadas se envolvam na implementação da tecnologia e sejam capacitadas para gerir recursos hídricos para produção de alimentos e no manejo do sistema simplificado de irrigação, além de possibilitar a troca de conhecimento entre agricultores através de intercâmbios e fortalecer as organizações da sociedade civil envolvidas na execução do projeto, visando garantir condições necessárias ao desenvolvimento satisfatório do projeto.
Para adesão ao programa é preciso que os agricultores familiares sejam enquadrados nos critérios de elegibilidade do programa Bolsa Família, do Governo Federal, que não dispõem de água para produção e que disponham de água para o consumo humano (possuam cisternas de 1ª água). As prioridades são as comunidades indígenas, os assentamentos de reforma agrária estadual e as comunidades quilombolas.
Nos últimos quatro anos foram entregues 6.449 quintais produtivos, sendo 3.392 só no ano de 2014.
Segundo o Coordenador de Programas e Projetos Especiais da SDA, Abelardo Camurça, “o programa Quintais Produtivos visa a produção de alimentos para o autoconsumo, buscando a segurança alimentar e nutricional das famílias, podendo ainda gerar renda com a comercialização de excedentes de produção.”