A 2ª edição do “Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos”, realizada nesta segunda-feira (11), de 8h às 18h, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, reúne nomes de peso para abordar essa temática tão importante para as gestões municipais e para a sociedade como um todo. A abertura do evento e a programação da manhã contaram com a presença do presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, que falou sobre a experiência do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul) na destinação dos resíduos hospitalares.
Durante sua apresentação, o gestor deu dados importantes sobre a grande economia que é feita pelos municípios participantes da iniciativa, ressaltando que os consórcios são o melhor caminho para que as gestões encontrem soluções economicamente viáveis para problemas em diversas áreas. Expedito José do Nascimento encerrou a programação da manhã, aberta com a Palestra Magna do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, que explicou e lançou o “Programa de Ações para a Gestão de Resíduos Sólidos” da capital cearense.
Na oportunidade, o prefeito de Fortaleza enumerou 13 ações a serem executadas em 2015 e 2016, entre as quais a revisão da legislação sobre os grandes geradores de resíduos sólidos, prevendo novas infrações e penalidades; a instalação de Ecopontos em vários bairros da cidades, com estrutura própria e ações dentro de uma grande rede; além de iniciativas como o Reciclando Atitudes e o Alô Cidade Limpa, trabalhando tanto na conscientização da população como no seu engajamento para a solução do problema da destinação correta dos resíduos. “A coleta do lixo está longe de ser a melhor alternativa. Na verdade, ela é a ação mais rudimentar”, afirmou, acrescentando que é preciso chegar em um nível de envolvimento e maturidade tal que, no futuro, outras opções possam ser implementadas com sucesso, contando com o engajamento de toda as pessoas.
Abordando a temática central: “Reduza, Reutilize e Recicle”, o Seminário proporcionaou uma grande discussão unindo-se à rede global pela preservação do meio ambiente. O evento teve centenas de participantes entre gestores públicos municipais e estaduais, representantes dos consórcios em formação, setores empresariais, acadêmicos e da sociedade civil ligados à cadeia produtiva dos resíduos sólidos, pretende com a ajuda de especialistas do Brasil e de fora do país. O objetivo maior de todos: discutir a problemática e os benefícios do lixo, conscientizando que a iniciativa pública e privada são importantes atores nesse processo e que precisam intervir de forma decisiva.
Clique aqui e veja as fotos.