Vacinação contra a gripe é prorrogada até 05 de junho

VACINAÇÃO
22 de maio de 2015

A campanha de vacinação contra a gripe, com data marcada para encerrar nesta sexta, 22, foi prorrogada até o próximo dia 5 de junho. Até esta quinta-feira, 21, pouco mais de 30% da população que compõe o público-alvo foram aos postos de saúde para receber a vacina. O adiamento da campanha tem por finalidade atingir a meta de vacinação no Ceará, que é no mínimo 80% da população de 2.001.362 habitantes dos grupos prioritários a serem vacinados.

 Pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional que ainda não se vacinaram contra a gripe, devem procurar os postos de saúde de seu município. Como a vacina demora em torno de 15 dias para efetiva proteção, quanto mais demorar para se vacinar, maior o risco do ser contaminado pelo vírus, estabelecendo.

Nos últimos cinco anos, o Ceará cumpriu as metas de vacinação, com coberturas que variaram de 82,51% a 89,72%. No ano passado a cobertura atingiu 84,27% da população dos grupos prioritários.

A doença

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais). A cada ano a gripe pode se apresentar de forma diferente, assim como a infecção pode afetar diferentemente as pessoas.