Videoconferências Sobre Como Assegurar Aprendizagem e Desenvolvimento a Partir do Novo Currículo

O ano começou e já pensando em planejamento das ações, a Undime está organizando cinco encontros online que integram o ciclo Como assegurar aprendizagem e desenvolvimento a partir do novo currículo?. O objetivo é colaborar com o planejamento e as primeiras atividades de início do ano letivo. A iniciativa conta com apoio técnico da Comunidade Educativa Cedac e será transmitida pela plataforma Conviva Educação, no Youtube.

Os encontros serão realizados ao longo de uma semana, com duração de 1 hora, das 15h às 16h (horário de Brasília). A primeira videoconferência será no dia 16 e a última no dia 20 de janeiro. Confira o que será abordado em cada dia:

Currículo por competência, no dia 16 de janeiro, com a mediação do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, e participação das professoras Maria Regina dos Passos Pereira (Undime) e Roberta Panico (Cedac). O objetivo é compreender o que mudou com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o que é um currículo por competência.

Planejar a partir de um currículo por competência, no dia 17 de janeiro, com a mediação do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, e participação das professoras Maria Regina dos Passos Pereira (Undime) e Patrícia Diaz (Cedac). O foco será em entender como planejar para assegurar a Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Educação (CNE) de 2020; flexibilizar a partir da Lei 14.407 de 12/08/2022; e, planejar a partir de um currículo por competência.

Avaliar a partir de um currículo por competência, no dia 18 de janeiro, com a mediação do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, com a participação das professoras Maria Regina dos Passos Pereira (Undime) e Angela Luiz (Cedac), com o propósito de entender como avaliar um currículo por competência e planejar a partir da avaliação.

Conviver nas escolas, no dia 19 de janeiro, com a mediação do professor Luiz Miguel Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, com a participação das professoras Maria Regina dos Passos Pereira (Undime) e Tereza Perez (Cedac), com a finalidade de refletir sobre o conviver numa sociedade marcada pelo individualismo, refletindo sobre as possibilidades e os desafios das práticas escolares na garantia do conviver bem.

Interface dos indicadores externos com o processo de ensino-aprendizagem, no dia 20 de janeiro, com a participação do professor Alessio Costa Lima, vice-presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e da professora Maria Regina dos Passos Pereira (Undime). O intuito é entender o impacto dos indicadores externos no processo de ensino-aprendizagem e como planejar ações nas dimensões de infra-estrutura, pedagógicas e administrativas a partir desses indicadores.

As transmissões serão realizadas na plataforma Conviva Educação.

Acompanhe AQUI!

Fonte: Undime

Eventos em destaque

Fique ligado na nossa agenda de eventos

Seminário Governança Fiscal Interfederativa

12 de julho, às 9h Auditório da Seplag - 3º piso

LANÇAMENTO DO SELO ALECE ESG NA GESTÃO PÚBLICA

27 de junho, às 14h. Alece - Auditório João Frederico Ferreira Gomes, Rua Barbosa de Freitas, 2674 - Anexo II