23° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga acontece no próximo mês

FESTIVAL
24 de agosto de 2016

O 23° Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga que acontece de 03 a 09 de setembro, conta com espetáculos voltados para públicos de todas as idades. Com foco em seus desafios, o Festival, que é realizado pela Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), elege anualmente um tema inspirador, que parte de uma inquietação geralmente nascida nos debates que realiza e que aponta seus novos rumos.

Mostras Nordeste, Nordeste Universitária, Palco Ceará, FNT para Crianças, Ceará Convida e Palco Giratório/Sesc compõem a programação, que abrange ainda Ciclo de Debates sobre os espetáculos, oficinas, cortejos e outras atividades, totalmente gratuitas.

A Mostra Nordeste, carro-chefe do Festival, conta com nove espetáculos do Ceará, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Sergipe. Na Mostra Nordeste Universitária, Ceará, Bahia e Paraíba estão representados em quatro espetáculos e quatro cenas curtas.

Além da Mostra Nordeste e Mostra Nordeste Universitária, outros espetáculos vão compor as mostras Palco Ceará, FNT para Crianças, Ceará Convida – esta com a participação de companhias convidadas do Nordeste ou outra região do país -, Palco Giratório no FNT e Intercâmbio Regional – com grupos do interior do Estado.

O Palco Giratório, do SESC, este ano, apresenta-se em Guaramiranga a companhia Teatro de Açúcar, de Brasília, com o espetáculo Adaptação, com texto, direção e interpretação de Gabriel F. Criada em 2007, a Cia. Teatro de Açúcar é um núcleo de pesquisa e produção de espetáculos com dramaturgia original e intenso trabalho interpretativo.

As manhãs são reservadas para uma das atividades mais importantes do festival, que é o Ciclo de Debates do FNT. Debatedores convidados conduzem as discussões acerca dos espetáculos encenados na noite anterior na Mostra Nordeste e na Nordeste Universitária. Oficinas, cortejos e lançamentos literários enriquecem a programação.

A noite é de espetáculos teatrais e shows musicais. Na noite de abertura, o FNT apresenta Estamira – Beira do Mundo, do RJ, solo da atriz Dani Barros com direção de Beatriz Sayad. Para o encerramento desta edição o espetáculo convidado é Caminham nus empoeirados, peça de Gero Camilo, com direção dele e de Luisa Pinto. Em cena, Gero Camilo e Victor Mendes interpretam dois atores que abandonam a Companhia e seguem em dupla pela estrada.

Serviço:

23º FNT – Festival Nordestino de Teatro – De 03 a 10 de setembro de 2016 em Guaramiranga, Ceará. Informações: (85)3321-1405, fnt@agua.art.br. www.fnt.agua.art.br. Facebook: fntguaramiranga.

 

Acesse a Programação.

Mais notícias