Aprece amplia conhecimento de gestores municipais sobre pesquisa de opinião pública

27 de novembro de 2019

Através de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM), a Aprece realizou recentemente mais uma de suas capacitações voltadas aos municípios cearenses. Dessa vez, foi o minicurso Pesquisa de Opinião na Prática. A ação foi fruto de uma parceria com o Instituto de Pesquisa Ampla Opinião e Mercado e teve como objetivo ampliar a visão dos gestores municipais, jornalistas e publicitários sobre o tema.

O minicurso aconteceu durante o horário comercial, na sala de reuniões da Aprece. A abertura do evento contou com a apresentação do Cordel Publicitário, trazido por Euriano Sales, que, através dessa linguagem típica do Nordeste, mostrou a importância da pesquisa para as questões eleitorais e a população.

No período da manhã, Agliberto Ribeiro, CEO da Ampla Pesquisa, ministrou palestra repassando conhecimentos essenciais sobre pesquisa de opinião pública. Na oportunidade, ele fez explanação sobre base teórica, apresentou cases diversos e abriu para perguntas dos participantes. “Os contratantes e usuários das pesquisas de opinião, sejam elas de mercado ou eleitorais, vivenciam um forte apelo social por resultados reais e transparentes, em contraponto a equívocos apresentados por alguns institutos de pesquisa, criados apenas para períodos específicos como os eleitorais”, afirmou Agliberto Ribeiro, justificando a importância do evento e da parceria com a Aprece nesse momento que antecede às eleições 2020.

À tarde, André Nogueira, CEO e Diretor de Planejamento e Criação da Flex And Comunicação, explanou sobre as tendências da Era Digital. O publicitário deu dicas sobre como encontrar os interesses do seu público alvo, falou sobre a importância de administrar bem a reputação da gestão e sobre a escolha da narrativa institucional. Segundo André Nogueira, a pesquisa é fundamental para trazer informações e dados reais, nortear as decisões internas da gestão e, consequentemente, as ações de Comunicação e Marketing.

De acordo com Helderiza Queiroz, analista responsável pela EGPM/Aprece, a entidade vem trabalhando fortemente nas capacitações como forma de fornecer aos gestores municipais ferramentas e conhecimentos sobre diversos assuntos. “O presidente e a diretoria da Aprece consideram  a pesquisa de opinião um assunto sério e uma atividade que não pode ser executada de qualquer forma nem em qualquer lugar. É preciso haver metodologia e seriedade por seus realizadores. Por isso abrimos espaço para discutir e aprender sobre esse tema. Ainda mais quando estamos em preparação para as eleições 2020”, afirmou.

Confira AQUI a fala do presidente da Aprece, Nilson Diniz, sobre esse tema.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

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