A Aprece marcou presença na abertura da 3ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada nesta segunda e terça-feira (8 e 9), no Sesc Iparana, em Caucaia. A entidade foi representada por seu diretor de Relações Institucionais, Expedito Nascimento, reforçando seu compromisso com o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao campo e ao desenvolvimento dos municípios cearenses.

O evento reuniu agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, assentados da Reforma Agrária, gestores públicos, pesquisadores e organizações sociais em um amplo espaço de diálogo e construção coletiva. As propostas debatidas na conferência irão compor as contribuições do Ceará para a etapa nacional.
Representando o Governo do Estado, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, destacou a relevância do encontro. “Foi um momento muito rico, com a participação de representantes do governo federal, do governo do estado e, sobretudo, dos delegados. O evento reforça o compromisso de fortalecer políticas públicas voltadas ao campo e valoriza quem constrói diariamente o desenvolvimento rural cearense”, afirmou.
Para o secretário de Juventude do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de Quiterianópolis, Eduardo Mendes, o encontro é estratégico para ampliar o protagonismo dos jovens rurais. “Debater políticas públicas alinhadas à realidade da juventude agricultora é fundamental para fortalecer nossa atuação”, destacou.
O secretário executivo da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince), Jorge Tabajara, também ressaltou a importância do espaço para os povos originários. Segundo ele, a conferência contribui para aprimorar e avaliar políticas públicas voltadas aos territórios indígenas, fortalecendo a atuação da SDA e das comunidades tradicionais.
Caminho para a etapa nacional
A conferência estadual integra um processo participativo maior, iniciado em outubro, quando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrs) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA-CE) promoveram conferências territoriais nos 14 territórios do Estado. Esses encontros deram voz às comunidades rurais e ampliaram o diálogo democrático em torno de temas como agricultura familiar, agroecologia, sustentabilidade ambiental e bem-viver.
Para a secretária de Juventude da Fetraece, Milena Camelo, o momento é decisivo para o movimento sindical. “Consideramos esta conferência de extrema importância. Nosso movimento defende um projeto que reafirma o campo como lugar de desenvolvimento sustentável, que protege o meio ambiente e fortalece a solidariedade”, ressaltou.
Intercâmbio e fortalecimento de políticas públicas
Além da construção de propostas, a conferência promoveu o intercâmbio entre comunidades rurais, movimentos sociais, cooperativas e gestores públicos, estimulando iniciativas ligadas à educação do campo, à economia solidária e ao desenvolvimento sustentável. A Aprece reforçou, mais uma vez, sua disposição de contribuir com ações que ampliem o desenvolvimento rural e fortaleçam os municípios cearenses.
Com a consolidação do documento estadual, o Ceará segue agora para a etapa nacional, levando demandas, propostas e o compromisso coletivo de promover um campo mais justo, sustentável e integrado às políticas públicas federais.