8º Fórum Mundial da Água acontece no Brasil

DEBATE
27 de fevereiro de 2018

Brasília será palco do 8º Fórum Mundial da Água. Com expectativa de público de mais de 30 mil pessoas, o evento irá reunir, entre os dias 18 e 23 de março, representantes de todos os setores da sociedade, como empresas públicas e privadas, universidades, organismos nacionais, internacionais, legisladores, organizações sem fins lucrativos e também representantes de governos locais. É de grande importância a participação dos gestores municipais no Fórum, que ocorrerá pela primeira vez na América Latina. Paralela à agenda internacional, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove encontro para debater o tema em espaço municipalista.

Durante a programação do Seminário A Água e o Mundo, de 19 a 22 de março, estão previstos debates e trocas de experiências no tema de recursos hídricos com a participação de técnicos especializados, parlamentares e gestores. Também devem ocorrer capacitações para captação de recursos internacionais e para gestão hídrica.

Os problemas enfrentados por conta da seca e da falta de saneamento básico, que afetam milhões de pessoas no Brasil e no mundo, também fazem parte da pauta de debates. O presidente da CNM Paulo Ziulkoski, lembra que as prefeituras, principalmente do Nordeste, estão em situação tão complicada que não têm mais como responder à crise causada pela seca. Da mesma forma, promover ações de saneamento ainda é um grande desafio em muitas localidades do país.

É fundamental debater mecanismos de proteção, tratamento, divisão e uso do bem, fundamental à vida humana. Os municípios têm um papel fundamental no nas discussões e decisões, uma vez que as políticas públicas devem refletir uma integração com as atuais agendas ambientais, sociais e territoriais, tais como a Agenda 2030, a Nova Agenda Urbana e o Marco de Sendai.

Espaço Municipalista: a Água e o Mundo

A CNM irá estender os debates gerados no Fórum com o foco no público de autoridades locais e regionais, com o propósito de que as discussões específicas a respeito da realidade municipal possam culminar em ações concretas para os Municípios. Em cada dia será abordado um subtema: saúde, saneamento básico, desastres naturais, usos múltiplos e regiões de fronteira e desenvolvimento econômico local.

Inscrição para o Espaço Municipalista: A Água e o Mundo AQUI.

Mais notícias