A capital cearense é a segunda no Índice das Cidades Empreendedoras

RANKING
28 de novembro de 2017

O Índice de Cidades Empreendedoras, ICE, pesquisa feita pela Endeavor Brasil, indicou que Fortaleza foi a cidade com maior avanço entre 32 municípios brasileiros, saltando da 29ª posição, em 2016, para a 2ª colocação, este ano. Dentre os indicadores que levaram a esse resultado, está o ambiente regulatório e o tempo gasto para abertura de empresas que, de acordo com a pesquisa, era de 187 dias no ano passado, e diminuiu para 43 em 2017.

A pesquisa, que já está em sua quarta edição este ano, avalia o ambiente de negócios de 32 cidades brasileiras que concentram mais empresas de crescimento acelerado, com base em 7 pilares, são eles: Ambiente Regulatório, Infraestrutura, Mercado, Capital Humano, Acesso a Capital, Inovação e Cultura Empreendedora.

Para a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, o resultado da pesquisa reflete as diversas ações com o intuito de modernizar, simplificar e tornar mais acessível o processo de abertura de novas empresas. “Implementamos, este ano, o programa Empresa Simples (e.simples), que possibilita todo o trâmite de constituição, alteração e fechamento de empresas pela internet. Além disso, com a integração dos órgãos de inscrição e licenciamento ao Portal de Serviços do Integrador Estadual, administrado pelo Jucec, tornou possível ao cidadão obter as licenças e alvarás, necessários ao funcionamento da empresa, em um só local e tudo em um ambiente virtual”, destacou.    

O relatório do estudo feito pela Endeavor Brasil está disponível AQUI.

Fonte: Jucec

Mais notícias