O secretariado latino-americano do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM-LAC) lançou edital para selecionar organizações que desejam trabalhar como Facilitadoras Nacionais das atividades do grupo no continente. Entidades municipalistas de todo o Brasil podem se candidatar e, caso selecionadas, passarão a integrar a rede mundial do Pacto.
Os facilitadores apoiam o secretariado no desenvolvimento das ações do GCoM-LAC e acompanham as cidades na redução das emissões de gases do efeito estufa. Para isso, o Pacto busca como facilitadoras as redes de Municípios, associações regionais, ONGs com escopo técnico e redes de autoridades locais. Essas entidades irão atuar com a mobilização de novos Entes signatários ao Pacto e no apoio técnico.
Ao se tornar um facilitador, a organização obriga-se a reportar ao Secretariado do Pacto as atividades que desenvolveu anualmente. Para se candidatar, basta enviar um documento de Expressão de Interesse, que será avaliado pelo Secretariado.
O Pacto Global de Prefeitos
O Pacto é a maior coalizão mundial de autoridades locais engajadas na luta contra as mudanças climáticas. Financiado pela União Europeia, o GCoM visa a agregar o maior número possível de governos municipais pela causa. Qualquer cidade do mundo pode participar, independentemente do tamanho.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) atua como uma das Coordenadoras Nacionais do Pacto Global de Prefeitos no Brasil e está engajada com a causa de redução dos efeitos das mudanças climáticas.
Informações no site ou pelo e-mail info@iuc-la.eu
Para saber mais sobre a seleção e ler o edital completo, acesse aqui.
Fonte: CNM.