Aberto I Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável

SEMINÁRIO
19 de novembro de 2014

O presidente em exercício da Aprece, Expedito José do Nascimento, participou, ontem, da abertura do I Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e IX Fórum de Desenvolvimento Territorial. O tema principal de abertura foi: “Políticas Nacionais de Desenvolvimento Sustentável: a contribuição da agricultura familiar”. O objetivo foi promover um debate estruturado sobre a construção de políticas para o desenvolvimento rural sustentável considerando-se a heterogeneidade dos territórios rurais e a diversidade da agricultura.

A expectativa é que o evento reúna cerca de 500 especialistas da América Latina e Caribe e África. O Seminário é promovido pelo o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e prossegue até sexta-feira (21).

Segundo Josias Farias Neto, coordenador do Projeto São José, esse evento veio para intercambiar experiência na área de desenvolvimento sustentável, com demais Estados do País. Josias informa que durante todo o evento irá acontecer uma programação rica com o tema do Desenvolvimento Sustentável. “Essa programação vai abranger experiência do reuso de água que o Projeto São José já pratica no Estado, o monitor das secas que é desenvolvido pela FUNCEME, tendo em vista experiência de outros Estados” , afirma.

Para o Coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável do IICA no Brasil, Carlos Miranda, uma das motivações para a iniciativa é que 2014 é o Ano Internacional da Agricultura Familiar. Além disso, o Banco Mundial inicia uma nova geração de projetos no Nordeste Brasileiro.

“Teremos uma ampla pauta com a presença de representantes de vários países do mundo. Vamos discutir forma concretas, formas práticas de Desenvolvimento Rural Sustentável, perincipalmente na área da agricultura, mas também será tratado outras atividades relacionadas com a indústria”, informa Nelson Martins, secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Até o final do Seminário, terão participado como conferencistas o Ministro de Desenvolvimento Agrário, Miguel Roseto, o Ministro da Agricultura do Equador, Jovier Ponce Cevallos, o Governador eleito do Estado do Ceará, Camilo Santana, e Miguel Carvajat da Assembléia Nacional do Equador.

Veja fotos AQUI.

Mais notícias