Acordo de cooperação busca soluções tecnológicas para auxiliar na informatização da saúde

TECNOLOGIA
16 de novembro de 2016

Com o objetivo de buscar soluções tecnológicas que auxiliem na compilação de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), eficiência do atendimento e da gestão, o Ministério da Saúde e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações assinaram, na última quinta-feira,10, um acordo de cooperação. O tema será o foco de um programa de pesquisa, com editais próprios.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a intenção é fazer um programa de conectividade federal, estadual e municipal, de todas as ações de saúde, da Atenção Básica, hospitalar e ambulatorial, permitindo um controle absoluto da aplicação de recursos, para proporcionar mais atendimentos de saúde.

A cooperação com o MCTIC vai reforçar essa meta de informatização dos atendimentos de saúde, como o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), que tem prazo final de implantação em todas as unidades básicas de saúde do país até o dia 10 de dezembro, conforme reforçou o ministro. Essa ferramenta permitirá o acompanhamento do histórico, dos dados e do resultado de exames dos pacientes, a verificação em tempo real da disponibilidade de medicamentos ou mesmo registrar as visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

A portaria interministerial vai promover a abertura de editais para o desenvolvimento de pesquisas, por meio de entidades e especialistas, nas principais áreas de saúde. Serão promovidos projetos pilotos e ferramentas para integração e iniciativas já existentes.

De acordo com o ministro, os produtos elaborados por meio da parceria vão gerar mais e novos indicadores para a gestão dos recursos do SUS, para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisões eficientes e, também, para qualificar as informações captadas pelos sistemas de informação de saúde. A definição das pesquisas será feita por um grupo de trabalho com participação de representantes dos dois ministérios: Saúde e MCTIC. O regimento interno do grupo será elaborado em 90 dias a partir da publicação da portaria.

Com informações do Ministério da Saúde. 

Mais notícias