Acordo de cooperação técnica viabiliza Especialização em Meio Ambiente para técnicos municipais cearenses

CAPACITAÇÃO
21 de dezembro de 2022

Atendendo demanda apresentada no Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), do qual a Aprece faz parte, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE) e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) assinaram, na tarde da última terça-feira (20), Acordo de Cooperação Técnica para a realização de um Curso de Especialização em Meio Ambiente. O acordo vai qualificar técnicos municipais e policiais da área ambiental.

A Aprece participou da assinatura do acordo, representada por seu diretor de Relações Institucionais, Expedito José do Nascimento; e por seu Analista em Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Daniel Camurça, de acordo com quem o projeto será de extrema importância para os municípios cearenses. “Será um fomento importante para a capacitação local. É uma inovação, que elevará a qualificação técnica profissional de quem atua na área ambiental em nossos municípios, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a preservação”, afirmou.

No ato da assinatura do Acordo, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, ressaltou a importância do projeto inovador que vai capacitar 400 servidores para exequibilidade dos instrumentos da política ambiental no estado. “A expectativa é desenvolver competências técnicas e tecnológicas adequadas, aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais para atuar na conservação dos recursos naturais, na elaboração de estratégias proativas de intervenção, voltadas para minimizar os possíveis impactos ambientais”, disse. O edital para seleção dos alunos será lançado no início de 2023.

Com carga horária total de 400 horas, o curso terá 8 disciplinas ministradas em 10 campus do IFCE, por uma equipe composta por professores do IFCE e servidores da SEMA/Semace: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos; Políticas Públicas de Proteção Animal; Geoprocessamento Aplicado ao Licenciamento Ambiental; Gestão e Fiscalização Ambiental na Zona Costeira; Monitoramento Ambiental; Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor); Sistema Estadual do Meio Ambiente ( Siema); Sistema Estadual de Unidades de Conservação. O orçamento consolidado do projeto é de R$ 1.975.964,00.

Com informações da Sema

Mais notícias