Iniciada adesão ao Programa Atleta na Escola

ESPORTE
30 de janeiro de 2014

Escolas da educação básica, públicas e particulares interessadas em participar do programa Atleta na Escola, já podem fazer sua adesão. A escola poderá aderir ao programa assim que fizer o login no Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Interativo. Caso não tenha acesso ao sistema, contate sua secretaria de educação. O período de adesão das secretarias estaduais e municipais de educação já está aberto. As redes fazem a adesão no Plano de Ações Articuladas (PAR).

A iniciativa dos ministérios da Educação, do Esporte e da Defesa será ampliada este ano, tanto no número de municípios, como de escolas, estudantes e modalidades esportivas. O objetivo é levar o programa a 100% dos municípios e 40 mil escolas que tenham registrado no censo escolar de 2013 alunos na faixa de 12 a 17 anos.

Em 2014 serão somadas às modalidades praticadas em 2013, o arremesso de peso, judô e voleibol. Em 2013 já havia: corrida de velocidade, com provas de 75 metros e de 100 metros; corrida de resistência, de mil metros e de 3 mil metros, e provas de salto em distância.

De acordo com o membro da diretoria de formação e conteúdos educacionais da Secretaria de Educação Básica do MEC e coordenador do Atleta na Escola, Renausto Amanajas, para oferecer aulas de judô em 2014 as escolas precisam provar que os estudantes têm experiência na modalidade. Nesse item estão incluídas escolas que participam do programa Mais Educação e aquelas que registraram a modalidade no último censo escolar.

No caso do voleibol, a orientação é que, na etapa escolar, cada unidade monte diversas equipes e selecione os melhores jogadores, por faixa etária e gênero, para representá-la na fase seguinte.

Já o esporte paraolímpico terá este ano as modalidades: atletismo, bocha, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de roda, voleibol sentado, futebol de 5 (DV) e futebol de 7 (PC), definidas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, na faixa de 12 a 17 anos, feminino e masculino. Renausto explica que o Atleta na Escola apoiará a fase estadual nas modalidades paraolímpicas.

Para mais informações acerca do acesso ao sistema, consultar o manual PDDE Interativo disponível aqui.

Acesse aqui o site do Programa Atleta na Escola.

Mais notícias