Agricultores cearenses serão beneficiados com R$ 8 milhões do PAA

RECURSO
06 de março de 2017

O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) repassou R$ 8 milhões para compra de 1,2 mil toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares de 16 municípios cearenses que participam das modalidades Compra com Doação Simultânea e Aquisição de Sementes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os recursos já foram repassados à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão que opera o programa.

Os recursos referem-se a 35 novos projetos que serão executados, ao longo de 2017, por 1.159 famílias de pequenos produtores vinculados a cooperativas e associações. Entre os produtos que serão fornecidos estão carne bovina, suína, caprina, ovina, galinha caipira, queijo, mel de abelha, hortaliças, feijão, arroz, peixe, polpa de frutas entre outros.

Os produtos complementarão a alimentação de milhares de pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pela rede socioassistencial dos municípios de Alto Santo, Baturité, Boa Viagem, Ererê, Icó, Iracema, Itatira, Jucas, Maranguape, Milhã, Morada Nova, Pacajus, Potiretama, Quixeramobim, São João do Jaguaribe e São Benedito.

De acordo com o diretor do departamento de Apoio à Aquisição e à Comercialização da Produção Familiar do MDSA, José Paulo de Almeida, o repasse tem uma grande importância para o agricultor e para as famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar que irão consumir os alimentos.

Modalidades

A modalidade Compra com Doação Simultânea promove a articulação entre a produção da agricultura familiar e as demandas locais de alimentos, além de promover o desenvolvimento da economia local. Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial e de creches, escolas e restaurantes populares, entre outros.

Na Aquisição de Sementes, a compra e a distribuição das sementes têm regras e limites de acesso por unidade familiar que não interferem nas demais modalidades do programa. Isto possibilita que o agricultor familiar fornecedor participe da venda de alimentos e também da venda de sementes.

Informações sobre os programas do MDSA através do telefone: 0800 707 2003.

Mais notícias