Agricultores terão descontos no pagamento de treze produtos nos financiamentos de janeiro

AGRICULTURA
09 de fevereiro de 2017

A Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário publicou nesta quinta-feira, 09, no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria Nº 129, de 08 de fevereiro de 2017, que dispõe sobre os produtos que tem direito a bônus e o valor de desconto a ser concedido nas operações e parcelas de crédito rural.

Treze produtos receberão, em fevereiro, bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A portaria indica os produtos que, em janeiro, tiveram preço de mercado abaixo do mínimo algumas regiões do país e, por isso, têm direito ao bônus.

O desconto será para agricultores familiares que cultivam açaí (fruto), babaçu (amêndoa), batata, borracha natural, cacau (amêndoa), cara/inhame, cebola, leite, manga,  aiz de mandioca, tomate,  trigo e tricale. Os preços de mercado e o bônus de desconto referem-se ao mês de janeiro de 2017 e têm validade para o período 10 de fevereiro de 2017 a 09 março de 2017. No Ceará, o Babaçu terá um desconto de 65,15%.

PGPAF

O bônus é calculado mensalmente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado pela Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. A Conab faz um levantamento nas principais praças de comercialização dos produtos da agricultura familiar que integram o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).

O PGPAF contribui para que o governo realize a manutenção da capacidade de pagamento do produtor, e auxilia o agricultor no planejamento dos investimentos e no custeio da safra com equivalência em produtos.

(Reprodução autorizada mediante citação da Aprece)

Mais notícias