Em eleição realizada nesta segunda-feira (11), representantes dos diversos órgãos e segmentos que compõem o Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE/CE) escolheram a titular da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) no colegiado, a analista em Educação Ana Vládia Cosmo Santos, como a nova Coordenadora Geral do FEE/CE. Encabeçando a chapa “Diálogo, Participação e Luta”, ela coordenará o Fórum pelos próximos dois anos, ao lado de Rita Gomes, representante da Associação dos Servidores da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Asseec), eleita como Coordenadora Adjunta.
De acordo com Ana Vládia, o Fórum tem papel preponderante no atual momento de reconstrução da política pública educacional e de uma reconstrução voltada para as bases da educação. “Recentemente ocorreram as Conferências de Educação em todo o país e a culminância na CONAE 2024, onde garantimos a inserção das políticas públicas educacionais que acreditamos ser as melhores para o nosso estado e para o país. A luta não é fácil, e por saber disso e estar consciente de nosso papel, nos dispusemos a concorrer à Coordenação do Fórum Estadual de Educação (FEE) para o novo biênio, na luta por uma educação plural e diversa”, afirmou.
Sobre o Fórum
Criado em 27 de janeiro de 2012, após diversas reuniões realizadas desde outubro de 2011, o Fórum Estadual de Educação do Ceará é uma extensão da missão e das funções do Fórum Nacional de Educação, fruto da Conferência Nacional de Educação. Constituído por 52 instituições da área educacional, cujos membros representam os mais variados segmentos da sociedade civil organizada e de instâncias governamentais.
Tem como objetivo atuar no monitoramento do Plano Nacional de Educação e na formulação, implementação e avaliação do Plano Estadual de Educação. Entre as principais competências estão acompanhar a tramitação de projetos legislativos referentes à política nacional e estadual de educação no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, respectivamente, planejar e coordenar as conferências estaduais e sua implementação, além de zelar e apoiar as conferências municipais.