A Agência Nacional do Cinema (Ancine) divulgou, nesta quinta-feira, 5, o resultado final da Chamada Pública Prodecine 01/2014, do Programa Brasil de Todas as Telas, e uma nova rodada de investimentos em quatro chamadas públicas que funcionam no sistema de fluxo contínuo. O valor total da operação anunciada pelo diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, é de R$ 35,3 milhões em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).
Pelo Prodecine 01/2014 (aporte na produção de longas-metragens), o Programa Brasil de Todas as Telas investirá em 21 longas-metragens com destinação inicial para as salas de exibição. "Esta é uma linha muito relevante, porque o investimento do Fundo Setorial do Audiovisual pode ser recepcionado em diversas fases da realização do projeto. Isso permite que as produtoras possam se empoderar na negociação com distribuidores e terceiros para complementar seus orçamentos de produção. Desde 2008, quando esta linha foi criada, já investimos em 169 projetos", destacou Manoel Rangel.
Dos 21 projetos selecionados pelo Comitê de Investimento do FSA, são 17 de ficção, dois de animação e dois documentários. Entre os vencedores estão projetos apresentados por produtoras do Distrito Federal e dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A lista inclui diretores já consagrados, como Breno Silveira, Bruno Barreto, Marcelo Gomes e José Eduardo Belmonte, e apostas em novos talentos como Zeca Brito, Dainara Toffoli e Marcos Prado.
Com informações da Ancine.