Gestores estaduais e municipais devem ficar atentos para o cronograma do Censo Escolar. Os dados preliminares com as informações preenchidas no Censo da Educação Básica 2015 foram publicados na última segunda-feira, 5, pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 984 de 1º de outubro de 2015. A partir dessa data é aberto o sistema para conferência e eventual correção de informações por um prazo de 30 dias.
Os resultados referem-se à matrícula inicial na Creche, Pré-Escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no Ensino Regular e na Educação de Jovens e Adultos presencial Fundamental e Médio (incluindo a EJA integrada à educação profissional) das redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matrículas nessas redes de ensino. Os resultados são apresentados por Unidade da Federação, em ordem alfabética, segundo os municípios. A data de referência dos dados continua a mesma do início do processo de preenchimento: a última quarta-feira de maio, 27.
A conferência dos relatórios por escola deve ser realizada por meio da plataforma do Educacenso, pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação. Para mais informações, os gestores podem acessar a página do Censo Escolar no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados coletados são fundamentais, e devem ser preenchidos corretamente para não ficar de fora das estatísticas oficiais que servem de base para a implementação de programas federais direcionados às escolas públicas, estaduais e municipais.