Gestores estaduais, municipais e conselheiros devem ficar atentos ao cronograma do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). As informações já podem ser preenchidas através do sistema de aplicações do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O prazo para preenchimento segue até 29 de novembro.
Este ano a novidade é a inclusão de um questionário para as unidades que executam o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias. Com isso, o MDS terá informações mais específicas sobre o serviço.
A Aprece alerta aos gestores a importância do envio destas informações, pois o município que não preencher o questionário poderá sofrer sanções administrativas ou mesmo bloqueio de recursos enviados pelo governo federal. É também importante lembrar que as informações declaradas pelo gestor nestes questionários possuem Fé Pública e constituem registros administrativos do Suas. O fornecimento de informações inverídicas sujeita o agente responsável a sansões administrativas, civis e penais, na forma da lei.
Sistema de acesso
Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas devendo possuir o perfil de acesso no SAA conforme o órgão: cadsuas.município ou cadsuas.estado para órgãos gestores municipais ou estaduais, e cadsuas.conselho_municipal ou cadsuas.conselho_estadual para conselhos. A orientação é que os gestores encaminhem o questionário impresso às unidades públicas ou privadas e, posteriormente, validem as informações e insiram no sistema. Problemas relativos à senha de acesso poderão ser solucionados pelo telefone 0800 707 2003.