Aprece capacita servidores municipais para acompanhamento do PDDE

EDUCAÇÃO
14 de setembro de 2017

Em uma realização de sua Escola de Gestão Pública Municipal e de sua Rede Técnica de Educação, a Aprece encerrou, nesta quinta-feira (14), a capacitação do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O curso foi iniciado, com a primeira turma, na quarta-feira (13), perfazendo, nos dois dias, 97 técnicos de secretarias municipais cearenses que trabalham direta ou indiretamente com os recursos do FNDE destinados à escola pública.  A iniciativa contou com a parceria da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

O objetivo da capacitação, que foi bastante elogiada pelos participantes, foi o de contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social do PDDE. A abertura do curso, realizada na quarta-feira, contou com as participações da Coordenadora Regional do Programa Formação pela Escola, Mayara Tâmea, da Tutora do Programa Formação pela Escola (Fortaleza), Giselle Gomes, e da Tutora do Programa Formação pela Escola (Aquiraz), Maria Audilene Lima.

De acordo com Helderiza Queiroz, analista responsável pela Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece, a capacitação iniciou o processo de formação pela escola na temática do PDDE. Ela explicou que, nos dois dias, os cursistas tiveram a aula presencial, com duração de 8 horas, e farão a conclusão do curso na plataforma de Ensino à Distância (EAD) do FNDE, com 32 horas-aula, totalizando 40 horas-aulas. Ao final, cada participante será certificado pelo próprio FNDE e, com isso, todos terão condições de atuar de forma mais efetiva com relação ao programa em cada município.

As tutoras da Seduc ministrarão e acompanharão os trabalhos durante as 40 horas de aula. Ao final, os secretários, coordenadores e técnicos em educação participantes puderam ser preparados para acompanhar de forma mais sistemática e efetiva o PDDE. Em seguida, os participantes terão acesso às 32h de aula à distância, também com apoio de um tutor. São utilizados dois sistemas, um disponibilizando o módulo com os conteúdos trabalhados (moodle), e outro sistema de alimentação de informação (SIFE).

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