O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, acompanhado da equipe técnica da entidade, participou, na manhã desta quarta-feira (8), de uma reunião com representantes do Instituto Pra Desenvolvimento de Consorcios (IDC) para tratar de ações voltadas à temática dos resíduos sólidos. As dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais para o cumprimento da lei que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos foi a tônica do encontro. Questões como os acordos setoriais e a logística reversa foram umas das muitas citadas durante a reunião.
De acordo com a presidente do IDC, Regina Rego, o desafio é munir, o quanto antes, os prefeitos e gestores da área, com informações pertinentes acerca dos caminhos eficazes disponíveis tanto para o fim dos lixões quanto para a correta inclusão social dos catadores. “Os municípios são diariamente bombardeados por empresas que prometem soluções milagrosas, mas completamente fora da realidade local”, afirmou, defendendo que os catadores precisam, a curto prazo, ter as condições de trabalho efetivadas, mas que, a longo prazo, a profissão deve ser progressivamente extinta, de modo que os filhos de catadores tenham na escola o caminho para um futuro diferente.
A Aprece, de acordo com seu presidente Expedito, irá, em parceria com o IDC, fomentar ações que facilitem a vida dos municípios cearenses no que diz respeito às exigências legais quanto à destinação dos resíduos sólidos. Seja através do incentivo à formação de consórcios ou da realização de eventos técnicos de capacitação, a entidade irá, segundo ele, desempenhar seu papel de apoio, orientação e acompanhamento junto às administrações municipais.