Aprece discute dificuldades do Hospital do Coração de Sobral no atendimento a 39 municípios

REUNIÃO
17 de agosto de 2023

Representada por seu presidente, Júnior Castro, e por técnicos da área da Saúde; a Aprece participou, na manhã desta quinta-feira (17), de uma reunião com a Secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara, para discutir sobre dificuldades enfrentadas nos atendimentos prestados pelo Hospital do Coração de Sobral, a 39 municípios da Região Norte do Ceará, perfazendo uma população superior a 1 milhão de habitantes.

A reunião foi solicitada pela prefeita de Catunta, Ravena Fernandes, que participou do encontro, juntamente com secretários e gestores municipais de cidades atingidas pela paralisação dos atendimentos eletivos na unidade de Saúde, desde a última terça-feira (15). O motivo da interrupção dos serviços foi a exigência por parte do hospital de um repasse extrateto de mais de R$ 2 milhões para cobrir despesas e honorários médicos em atraso. Durante o encontro, foram relatadas diversas situações problemáticas anteriores.

A secretária Tânia Mara informou que os valores já foram disponibilizados pelo Estado, mediante aprovação do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), mas que, após o recebimento pela prefeitura de Sobral, devem ser respeitados todos os trâmites legais e administrativos para o repasse final ao hospital. “O Estado está repassando esse valor, mas iremos, o quanto antes, enviar uma auditoria da Sesa (Secretaria de Saúde do Estado) e solicitar a devida prestação de contas”, informou.

Participaram da reunião a analista em Saúde da Aprece, Kézia Cunha; e o consultor em Saúde da entidade, Nilson Diniz. O Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE) foi representado no encontro por seu diretor financeiro, Franzé Cavalcante; e por seu e vice-presidente regional na Região Norte e secretário de saúde de Catunda, Rogério Mendonça. Também estiveram presentes os gestores municipais de saúde de Sobral, Letícia Reichel; Crateús, Elisabeth Morais; e Cruz, Evaldo Eufrásio.

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece

Mais notícias