O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, recebeu uma carta-convite para a WATEC Israel 2015, um dos maiores eventos de tecnologia de água e controle ambiental que acontece em Tel Aviv, entre os próximos dias 13 e 15 de outubro. Ele foi convidado a integrar a delegação brasileira que participará do evento em Israel, o que representa uma oportunidade de criar colaborações estratégicas internacionais para superar os desafios que apresentam em relação ao tema.
Sempre envolvida com ações de convivência com a seca e de aproveitamento dos recursos hídricos do Estado, a Aprece participou das duas últimas edições do WALTEC Israel (2011 e 2013) e co-assinou junto com o ex-governador Cid Gomes um acordo de cooperação para implantar um Centro de Referência Tecnológica para a convivência com o Semiárido voltado para gestão e reuso de água. Essa missão de 2015 será, entre outros objetivos, a oportunidade de finalizar os detalhes dessa cooperação internacional.
Com a população mundial crescendo e adotando padrões mais altos de vida, o desgaste cada vez maior do meio ambiente e o esgotamento gradual dos recursos naturais, são necessárias novas soluções de eficiência sustentável inteligente. Governos, universidades, instituições internacionais e a indústria em todo o mundo buscam soluções inovadoras para enfrentar os desafios de sustentabilidade. Esta atenção não está mais concentrada em um país específico, mas é vista como um fio de ligação global. À medida que surgem novas tecnologias em ritmo acelerado, são necessárias novas ferramentas para sua integração. Esta tarefa exige que reconheçamos novos aspectos da adaptação de tecnologia, tais como novos modelos financeiros, limitações de capital social e conformação de padrões globais.
Com base em excelência acadêmica, experiência com tecnologia de ponta e espírito empreendedor, Israel continua a se concentrar em desenvolver tecnologias inovadoras tanto no setor de água quanto no setor de energias renováveis. A experiência direta em enfrentar escassez de água e desertificação e o fato de possuir uma vasta compreensão sobre a importância da independência energética coloca Israel numa posição estratégica para compartilhar soluções às crescentes demandas mundiais. Tendo superado muitos destes obstáculos por mais de 60 anos, Israel oferece uma perspectiva de primeira mão para tal esforço conjunto.
Veja AQUI mais detalhes sobre o evento