Aprece e IBGE tratam de temas ligados ao Censo 2022

INSTITUCIONAL
25 de novembro de 2022

Acompanhado de membros da equipe técnica da Aprece, o presidente da entidade, Júnior Castro, esteve em reunião, na manhã desta sexta-feira (25), com o Superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Ceará, Francisco Lopes. Durante o encontro institucional, realizado na sede do IBGE em Fortaleza, foram discutidos detalhes sobre o andamento do Censo Demográfico 2022.

Na oportunidade, os representantes da Aprece esclareceram diversas dúvidas, repassando algumas preocupações no que se refere à contagem populacional dos municípios cearenses, uma vez que os dados do recenseamento deverão ser usados como base para as definições dos indicadores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) já a partir de janeiro de 2023.

Júnior Castro colocou a Aprece à disposição do IBGE Ceará para desenvolver quaisquer ações conjuntas que se façam necessárias para otimizar a realização do Censo em todo o Ceará, de modo que os dados possam refletir a realidade dos municípios, evitando defasagens na contagem populacional.

O superintendente do IBGE ressaltou a importância do apoio municipal no trabalho realizado pelos recenseadores, frisando que isso tem acontecido por meio das Reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPACs). “Nelas temos solicitado e recebido, por exemplo, o apoio dos agentes de saúde, que têm dado importante suporte no Censo”, citou Lopes. De acordo com ele, os dados preliminares já apontam que pelo menos 100 dos 184 municípios cearenses seguem no mesmo índice populacional dos anos anteriores. Os demais estão sendo finalizados, dentro de um cronograma criteriosamente estabelecido, o que não permite, ainda, fazer previsões sobre os resultados finais da contagem.

Como encaminhamento do encontro, ficou agendada uma reunião online organizada pela Aprece com a participação do superintendente do IBGE e dos prefeitos cearenses, na próxima quarta-feira (30), para alinhamento de informações e retirada de dúvidas sobre o Censo 2022.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

Mais notícias