Aprece entrega demandas dos municípios ao ministro da Saúde

SAÚDE
06 de maio de 2015

O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, e o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Wilames Freire, assinaram documento conjunto apresentado, na tarde dessa terça-feira (5), ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O ofício, entregue durante evento no Palácio Abolição sobre a situação epidemiológica do Sarampo no Ceará, contém as proposições resultantes de ampla discussão promovida durante os encontros da Jornada Municipalista da Aprece e a reunião dos prefeitos com a bancada federal cearense sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios para custear o pagamento de pessoal e a manutenção dos Hospitais Pólos, dos Hospitais de Pequeno Porte e das Policlínicas.

Sarampo

Durante o evento no Palácio Abolição, O governador Camilo Santana afirmou que é muito importante o esforço dos órgãos estaduais na erradicação da doença. “Tenho a convicção de que os profissionais da saúde têm compromisso com a saúde pública do Estado do Ceará. São secretários, prefeitos e agentes empenhados nesta operação. Eu não tenho dúvidas que nós vamos cumprir essa missão e garantir o resultado esperado nos próximos dias. Faço esse pedido também à imprensa para que nos auxilie nessa luta”, disse.

O ministro Arthur Chioro convocou os representantes para fazer um esforço concentrado e erradicar o sarampo para manter as Américas livres da doença. “O Brasil tem um dos mais antigos programas nacionais de vacinação, um dos mais exitosos e reconhecido internacionalmente. Nós somos capazes, ao longo da nossa história, de controlar, erradicar e deter, inúmeras enfermidades que muitos países desenvolvidos e ricos não conseguiram. O Estado do Ceará tem tradição em saúde pública e vai honrá-la com a erradicação do sarampo", afirmou.

Mais notícias