Aprece fomenta busca ativa de população não recenseada nos municípios cearenses

INSTITUCIONAL
10 de janeiro de 2023

Atuando diuturnamente em favor dos municípios cearenses que sofreram perda no coeficiente populacional do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), quando da divulgação da prévia do IBGE do Censo 2022, a Aprece esteve, através de seu presidente Júnior Castro e equipe, na manhã desta terça-feira (10), na sede do órgão em Fortaleza.

Recebida pelo superintendente estadual do IBGE, Francisco Lopes, a comitiva da Aprece elencou as preocupações dos municípios na reta final de realização do recenseamento populacional, citando que alguns gestores relatam que algumas pessoas não foram contabilizadas em seus municípios. Francisco Lopes disse que é fundamental enviar esses dados o quanto antes para que o órgão faça as verificações e correções necessárias nos dados, dentro do prazo legal que será encerrado em breve.

Além do número de telefone 137, disponibilizado desde a última segunda-feira (9) pelo IBGE para a identificação da população que não participou ainda do Censo, a Aprece incentivará a realização de uma busca ativa por parte de cada município, fazendo ampla mobilização e disponibilizando modelo de ficha de levantamento de munícipes não recenseados. A proposta é que a entidade receba essas informações e repasse em tempo hábil para o IBGE. A ideia foi recebida de bom grado pelo superintendente do Instituto, que elogiou o trabalho de acompanhamento e suporte que tem sido dado pela Aprece nessa questão.

Acesse AQUI o modelo da ficha e inicie a busca ativa em seu município!

Os municípios devem encaminhar os dados coletados para o e-mail protocolo@aprece.org.br

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

 

Mais notícias