Aprece, IBGE/CE e CNM realizam Seminário sobre Censo 2022

CAPACITAÇÃO
24 de maio de 2022

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a Aprece realizou, na última segunda-feira (23), o “Seminário Técnico: A Importância do Censo Demográfico 2022 e seu Impacto para os Municípios do Ceará.”

Representando o presidente da Aprece, Júnior Castro; o diretor de Relações Institucionais da entidade, Expedito do Nascimento, fez a abertura do evento. Na oportunidade, ele ressaltou a importância de os municípios estarem próximos ao IBGE nesse processo do recenseamento populacional, uma vez que ele é fundamental para as gestões locais, na medida em que impactam no repasse de recursos federais para os municípios. Após sua saída para um outro compromisso, o diretor foi substituído pela prefeita de Solonópole, Ana Vládia Nogueira, que passou a representar o presidente da Aprece na mesa oficial do Seminário. Voltado para técnicos municipais, o evento foi prestigiado, ainda, pelos prefeitos de Quixeré, Toinho do Banco; Miraíma, Ednardo Filho; e Pacoti, Marcos Norjosa.

Diretamente de Brasília, o economista do setor dos Estudos Técnicos da CNM, Hilton Leal, participou do evento de forma on-line. Em sua fala inicial, salientou a importância da iniciativa, que já vem sendo realizada pela Confederação em outros estados. Frisou que a boa realização do Censo irá sanar a defasagem na tendência da estimativa populacional, já que, atualmente, o modelo pode não estar condizendo com a realidade dos municípios com relação ao número de habitantes – isso ocasiona perdas significativas de receitas e dificuldades para prestar serviços essenciais à população.

O Chefe do IBGE no Estado do Ceará, Francisco Lopes, informou que o órgão realizou 184 Reuniões de Planejamento e Acompanhamento (Repac) do Censo 2022 em todos os municípios cearenses e que, pela importância da parceria institucional com a Aprece, considerou o Seminário da entidade a primeira Repac Estadual do Ceará. Em sua apresentação, ele detalhou os processos da Operação Censitária, falou sobre o apoio que as prefeituras podem dar no trabalho realizado, explicou questões ligadas à Base Territorial, Processos Seletivos para Recenseadores, Treinamentos e muito mais.

No período da tarde, a temática abordada pelo palestrante David Montero Dias, assessor da Coordenação Operacional dos Censos, será o padrão de registro de endereços para fins estatísticos. Também será apresentado um projeto de intercâmbio entre as prefeituras e o IBGE.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing (COMAK/Aprece)

 

Mais notícias