Aprece informa sobre o Programa Arca das Letras

03 de dezembro de 2013

O Programa Arca das Letras criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Letras implanta bibliotecas para facilitar o acesso ao livro e à informação no meio rural brasileiro. São beneficiadas diariamente milhares de famílias do campo, formadas por agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades de pescadores, remanescentes de quilombos, indígenas e populações ribeirinhas.

Para incentivar e facilitar o acesso à leitura, as bibliotecas são instaladas na casa dos agentes de leitura ou nas sedes de uso coletivo (associações comunitárias, pontos de cultura, igrejas), de acordo com a escolha da comunidade e disponibilidade dos agentes. O acervo inicial de cada arca conta com cerca de 200 livros, selecionados para contribuir com o trabalho, a pesquisa e o lazer das populações que vivem no campo. Os exemplares são escolhidos de acordo com a indicação e demanda das famílias atendidas. Os acervos são formados por literatura infantil, para jovens e adultos, livros didáticos, técnicos, especializados e de referência ao exercício da cidadania.

Comunidade

A criação da comunidade do programa de bibliotecas rurais Arca das Letras foi uma maneira encontrada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para entrar em contato direto com o público do programa: agentes de leitura, executores, apoiadores e pessoas interessadas em implantar a biblioteca nas comunidades rurais distribuídas por todo o Brasil.

Por meio desse canal de comunicação serão publicados os conteúdos necessários à fabricação, instalação e manutenção das arcas, além de informações sobre o andamento do Programa em cada estado, município ou comunidade atendida. Serão disponibilizadas as fotos, listas de contato e matérias, além dos vídeos, materiais gráficos e o relato das histórias que têm dado certo. Serão promovidos debates e vídeo-conferências, em tempo real, para discutir, avaliar e promover melhorias ao Arca das Letras.

Para participar desta grande rede de relacionamentos que diariamente reúne esforços para alcançar, por meio do acesso à leitura, um futuro melhor para o Brasil Rural, basta acessar a comunidade e cadastrar-se.

Saiba mais sobre o programa, acessando a comunidade Arca das Letras.

Informações: arcadasletras@mda.gov.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais notícias