A Aprece participou, por meio da Coordenadora da sua Escola de Gestão, Helderiza Queiroz das duas primeiras etapas do Workshop Município Protagonista na Atração de Novos Negócios. O primeiro encontro ocorreu na região do Sertão Central, na cidade de Quixeramobim e a segunda etapa na Região do Litoral Leste, em Aracati.
O workshop apresentou metodologias inovadoras para a atração de investimentos e estruturar políticas de apoio voltadas para o protagonismo municipal no cenário econômico. Representantes do governo estadual, lideranças municipais, técnicos e especialistas reuniram-se para debater estratégias práticas que visam a transformação dos municípios em polos atrativos para novos negócios.
Em ambas as edições da iniciativa foi destacado o apoio imprescindível da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e das Agências de Desenvolvimento do Sertão Central Cearense (ADESCC) e do Litoral Leste (Agência Sol do Leste).
Além da presença da representante da Aprece, a mesa de abertura do encontro de Quixeramobim contou com a participação do Prefeito Cirilo Pimenta; do Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Afrânio Feitosa; do Secretário Executivo do Comércio, Serviços e Inovação da SDE, Neyrobson Vasconcelos; do Presidente da ADESCC, André Ricardo da Silva Fernandes; e de gestores públicos recém-eleitos, como Ivoneth Braga (Pedra Branca), Neila Vitoriano (Piquet Carneiro) e Márcia Zomin (Senador Pompeu); reafirmando o compromisso de todos com o desenvolvimento regional. Em Aracati, o evento aconteceu na sede da UniJaguaribe e a programação contou com a presença de autoridades como o Reitor Antonio Henrique Dummar Antero; o Presidente da Agência Sol do Leste, Francisco Garcia de Sousa Júnior; e a Coordenadora da EGPM/Aprece, Helderiza Queiroz.
O ponto alto das duas edições do workshop foi a condução do Coordenador de Atração de Negócios da SDE, Marcelo Santos, que liderou a etapa técnica do workshop, promovendo interações enriquecedoras entre os participantes. Ele apresentou metodologias de captação de investimentos e políticas de apoio que colocam os municípios em posição de protagonismo no desenvolvimento econômico.
A iniciativa reforçou o compromisso do Ceará com o fortalecimento da economia regional e a promoção do empreendedorismo. Representou mais um passo no fortalecimento do papel ativo dos municípios na atração de investimentos e no desenvolvimento econômico sustentável. Em 2025, o workshop se estenderá nas demais regiões do estado contemplando todos os municípios cearenses