A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orientou os gestores municipais sobre a importância do relatório de gestão da Assistência Social durante a transmissão da Roda de Conhecimento da última quinta-feira, 16 de dezembro. Pelas redes sociais da entidade, a programação foi apresentada pela analista técnica da área de Assistência Social da CNM, Jamile Souza, e contou com a participação do analista da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Arimateia Oliveira e da assistente social e subsecretária de Assistência Social Trabalho e Renda no Município de São José de Ribamar (MA), Andréia Carla Lauande.
“É indispensável a gente trabalhar esse tema aqui hoje, dada a questão de que nós temos a responsabilidade ética de dar transparência aos processos de gestão”, destacou a especialista da CNM ao abrir a programação de hoje. Jamile falou sobre o papel da entidade em apoiar os gestores municipais na execução e planejamento das ações na Assistência Social. Sobre o relatório, ela explicou que ele é uma ferramenta necessária para analisar as metas e ações no âmbito do Sistema Único de Assistência Social.
Com mais de 300 participações simultâneas, a transmissão contou com várias interações e diversas dúvidas foram enviadas pelos gestores municipais que acompanharam ao vivo. Os dois especialistas convidados pela CNM e a analista da CNM esclareceram os questionamentos e deram diversas dicas para a execução e construção do Relatório.
Como elaborar
O relatório é o documento oficial e engloba várias áreas da administração municipal. Ele deve conter a apresentação e o objetivo do relatório, além de outros diversos elementos. Ao ser finalizado, o documento deve ser apresentado ao atual gestor. Para orientar os gestores municipais neste processo, a CNM disponibiliza uma cartilha no Conteúdo Exclusivo da entidade.
Confira como foi a transmissão:
Fonte: Agência CNM de Notícias