Na manhã desta quarta-feira (25), o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, participou de uma reunião, no Palácio Abolição, para planejar o lançamento do Pacto Estadual para Redução de Acidentes de Trânsito. A solenidade acontecerá, no próximo dia 1º de dezembro, contando com o amplo apoio da Aprece para envolver os municípios nessa iniciativa. A mesma será composta de diversas ações publicitárias, educativas e de fiscalização, com foco inicial nos três próximos meses, por conta do período da alta estação, mas devendo ser articulada de forma contínua em todo o Ceará.
Durante o encontro, o Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista, apresentou a proposta do Pacto, agregando sugestões dos participantes. Na oportunidade, detalhou a campanha a ser veiculada nas televisões locais e diversos outros meios de comunicação, mídias online e redes sociais. De acordo com ele, foram firmadas uma série de parcerias institucionais para sensibilizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes. “Também será anunciada, durante o lançamento do Pacto, uma ação do Governo do Estado para estimular a criação das Guardas Municipais de Trânsito por parte dos municípios, com liberação de recursos e todo o suporte necessário”, adiantou.
Atualmente, 59 municípios cearenses tem o trânsito municipalizado. De acordo com o superintendente estadual do Detran, Igor Melo, a meta é dobrar esse número nos próximos três anos. “A ideia imediata, no entanto, é que as prefeituras que já tem órgãos municipais de trânsito instituídos sejam sensibilizadas a se tornarem efetivamente atuantes no combate à violência no transito, por meio da fiscalização efetiva”, afirmou.
Para o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, esse engajamento dos municípios é fundamental, uma vez que, além de salvar vidas, gera impactos financeiros para as gestões que terão economia significativa, por exemplo, na área da Saúde. Durante a reunião sobre o Pacto Estadual para Redução de Acidentes de Trânsito, ele sugeriu que o primeiro mês de ações nos municípios tivesse um caráter restritamente educativo, com orientações para motoristas e motociclistas, para só então ser realizada a fiscalização convencional. Foi estabelecido que as ações dos municípios serão realizadas de forma conjunta e coordenada com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e Detran/CE.
Pró Cidadania
Durante o lançamento do Pacto Estadual para Redução de Acidentes de Trânsito, o governador Camilo Santana deverá assinar mensagem referente o projeto de lei do Pró Cidadania a ser enviada para a Assembleia Legislativa para aprovação. Em sua nova edição, o convênio terá mudanças importantes, que serão divulgadas na ocasião da assinatura.
Lançamento do Pacto Estadual para Redução de Acidentes de Trânsito
Data: 01 de dezembro de 2015
Hora: 10h
Local: Palácio Abolição – Av. Barão de Studart, 500 – Meireles, Fortaleza.