Aprece participa de reunião sobre plano operacional da Enel Ceará para o Carnaval 2024

INSTITUCIONAL
08 de fevereiro de 2024

Na manhã desta quinta-feira (8), a Aprece participou de reunião virtual com a diretoria da Enel Ceará para apresentação do Plano Carnaval 2024. A iniciativa visa operacionalizar ações de reforço, envolvendo a área técnica e de atendimento ao cliente, para o período carnavalesco.

O encontro foi solicitado pela distribuidora, no sentido de buscar o apoio da Aprece na divulgação do Plano junto aos municípios. A ideia é garantir que as gestões municipais conheçam as estratégias que serão utilizadas, bem como os canais de comunicação com a Enel em caso de demandas emergenciais.

A reunião contou com a participação da equipe jurídica da Aprece e da coordenadora da Escola de Gestão da entidade (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz. De acordo com ela, o plano demonstra o empenho em mitigar e corrigir possíveis falhas no fornecimento de energia durante o Carnaval. “Os municípios sempre nos reportam problemas no fornecimento de energia em grandes eventos e recebemos o plano com boa expectativa de que os serviços públicos essenciais não serão comprometidos, nem a população será penalizada”, disse Helderiza.

Sobre o plano

O Plano Carnaval 2024 da Enel Ceará pretende garantir o aumento de equipes de emergência e duas subestações móveis, que poderão ser deslocadas para locais mais críticos. Foi informado que a distribuidora está fazendo um reforço, envolvendo a área operacional técnica e atendimento ao cliente, para o período de Carnaval.

O plano operacional propõe um aumento no número de pessoas trabalhando durante o período, com mais de 1000 colaboradores, mais de 340 equipes em campo e 2 subestações móveis, que serão deslocadas para locais mais críticos, caso alguma subestação seja impactada em alguma ocorrência.

A iniciativa também envolve a Central de Relacionamento e reforço no atendimento pelos canais digitais. Rondas operativas também estarão em diversos pontos do estado, para mitigar ocorrências com furto de cabos ou falhas em alguma estrutura da rede elétrica.

“Além do plano para os dias do Carnaval em si, entre os meses de janeiro e fevereiro, fizemos um reforço na rede elétrica com manutenções, inspeções visuais e termográficas, podas de árvores, recondutoramento e substituições de estruturas em subestações e alimentadores. É um grande trabalho que envolve todas as áreas de companhia para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará”, acrescentou Rosário Zaccaria, Diretor de Manutenção e Operação da Enel Ceará.

A distribuidora informou, ainda que, nos municípios de Camocim, Sobral, São Benedito, Jericoacoara, Amontada, Paraipaba, Trairi, Aquiraz, Bebebibe e Cumbuco, onde tem uma movimentação maior durante o feriado, foram feitas manutenções preventivas, como instalações de equipamentos, aumento de cargas nos transformadores e substituição de estruturas.

O plano envolve ainda um processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade, permitindo que casos mais sensíveis recebam atendimento prioritário. Assim, hospitais, clientes eletrodependentes cadastrados no sistema e outros serviços essenciais recebem atendimento especial.

Durante o Carnaval, a Enel recomenda que a população e a guarda municipal devem ficar atentas a:

  • Pessoas em atitude suspeita próximas à rede elétrica, para evitar furto de cabos ou depredações;
  • Paredões de som que fazem ligações clandestinas na rede de alta tensão;
  • Riscos ocasionados pelas condições climáticas (chuvas intensas, tempestades, enchentes, raios, etc), para evitar acidentes com cabos partidos, choques em objetos metálicos capazes de vazar corrente elétrica (semáforos, postes de iluminação pública, pontos de ônibus, portões e grades).

A distribuidora também alerta para o perigo de confetes e serpentinas na rede elétrica, uma vez que, em contato com a água da chuva, poderão ocasionar curto circuito.

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, disponível para iOS e Android; pelo site da companhia (www.enel.com.br); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196). Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp (21) 99601-9608.

 

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece

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