Aprece participa do XX Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE)

INSTITUCIONAL
24 de abril de 2023

 

A Aprece, por meio do seu Diretor de Relações Institucionais, Expedito Nascimento, participou do XX Congresso do COSEMS/CE que aconteceu do dia 20 a 22 deste mês de abril. O evento trouxe como tema central nesta edição: Estratégia Efetiva na Transversalidade da Atenção.

A solenidade de Abertura foi conduzida pela Secretária de Saúde de Baturité e ex-presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade, que na ocasião, empossou o Secretário de Saúde de Guaiúba, Rilson Andrade, como novo presidente da entidade.

Representando o presidente da Aprece, Júnior Castro, Expedito Nascimento destacou a importância da união dos municípios, para a construção do projeto que tem como estratégia, a regionalização. O diretor também salientou a relevância da presença das instituições no Congresso, para a construção de um SUS cada vez mais forte.

Na quinta-feira (20), durante a abertura, a mesa foi composta pela Secretária de Saúde de Baturité e Ex-presidente do COSEMS/CE, Sayonara Cidade; o Diretor de Relações Institucionais da Aprece, Expedito Nascimento; Tânia Mara, Secretária de Saúde do Estado; Júnior Araújo, Presidente do SEASAU; Dr. Eugênio VilaÇa, Médico Sanitarista, que durante o evento, ministrou uma palestra magna; Dr. Galeno Taumaturgo, Secretário de Saúde de Fortaleza; Jurandir Frutuoso, Secretário Executivo do CONASS; Dr. Carlile Lavor, Presidente da Fiocruz do Ceará e Rilson Andrade, Secretário de Saúde de Guaiúba e atual presidente do COSEMS/CE.

A Analista em Saúde da Aprece, Ana Kézia, acompanhou a programação nos demais dias, que foram marcados pela composição de salas temáticas sobre: Financiamento APS, Instrumentos de Gestão, Saúde Mental, Mesas de Debates sobre Regionalização, Sistema de Regulação e Desafios para o fortalecimento da APS. Dentre as autoridades presentes no Congresso, estava o Secretário Nacional da Atenção Primária, Nésio Fernandes.

Mais notícias