“Atenção Primária à Saúde: Financiamento e Inovação”. Esse foi o tema da sala paralela da Aprece, nesta terça-feira (18), dentro da programação do XII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2024, no Centro de Eventos do Ceará. O objetivo do encontro foi fornecer aos gestores cearenses informações relevantes sobre as atuais mudanças nesse financiamento, esclarecendo dúvidas e debatendo os principais desafios e as perspectivas dessa área da gestão.
A mesa de abertura do debate contou com a participação da diretora do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Gilmara Lucia dos Santos; da Secretária de Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho; do presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (CESAU), Franscisco Adriano Duarte; da chefe do Serviço de Articulação Inter federativa e Participativa, Sila Tavares, representando a Superintendente do Ministério da Saúde do Ceará, Kelly Arruda; do Presidente do COSEMS Ceará e Secretário de Saúde de Beberibe, Rilson Sousa de Andrade; e da Analista em Saúde da Aprece, Ana Kézia Cunha.
Em sua fala de boas-vindas, a representante da Aprece agradeceu a presença dos representantes de diversos municípios cearenses no evento, bem como a parceria de todos os órgãos envolvidos na realização do debate sobre um tema de tão grande relevância. “Cerca de 80% dos municípios cearenses são de pequeno porte, ou seja, são grandemente impactados por qualquer novidade sobre o financiamento da Atenção Básica”, salientou Kézia.
Com mediação da prefeita de Itapajé, Prefeita de Itapajé, Maria Gorete Barroso Magalhães, a mesa redonda contou com palestra sobre Novo financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), proferida pela diretora do Ministério da Saúde. Os participantes também contaram com a explanação do presidente do Cosems Ceará, que falou sobre Caracterização da APS no Ceará: avanços e desafios. Já o professor Juliano Gaspar, da Universidade Federal de Minas Gerais, ministrou a palestra Ferramentas Inovadoras de Gestão da APS.
Confira, abaixo, as apresentações utilizadas pelos palestrantes no debate:
- Novo financiamento Atenção Básica – Ceará
- Caracterização da APS no Ceará avanços e desafios
- 2024 – Os dados para a gestão da APS
Por Coordenação de Comunicação/APRECE