Aprece realiza oficina sobre atuação do SUAS em situação de emergência

ASSISTÊNCIA SOCIAL
18 de outubro de 2023

Na manhã desta quarta-feira (18), a Aprece realizou a oficina online “Atuação do SUAS em Situação de Emergência e no Atendimento à População de Rua”. Voltada para secretários e técnicos municipais da Proteção Social Especial (PSE) dos municípios filiados à Aprece, a capacitação enumerou e discutiu aspectos para atuação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em situações de emergências e calamidades; sobretudo quanto à regulação e parametrização de atendimento.

A oficina também abordou o cenário da população em situação de rua e do aprimoramento das ações no SUAS para este público; sinalizando elementos da base de conteúdo mais atualizado sobre a temática e propondo um olhar mais claro e resumido sobre os processos e normas vigentes. A capacitação foi ministrada pela Coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Ministério do Desenvolvimento Social, Mônica Alves Silva; e pela Coordenadora-Geral de Serviços de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências do SUAS da SNAS/MDS, Cinthia Barros dos Santos Miranda.

Ao realizar a iniciativa, a Aprece buscou qualificar os municípios cearenses para atuação no Sistema Único da Assistência Social, especificamente na Proteção Social Especial de Média Complexidade; descrever as bases normativas e seus principais conceitos; discorrer acerca da função e da importância do planejamento na estruturação e execução dos recursos públicos; e promover reflexão acerca da importância da estruturação da Política de Assistência Social e SUAS.

A condução da oficina foi realizada pela coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da Aprece (EGPM/Aprece), Helderiza Queiroz; e pela analista em Assistência Social da entidade, Luciana Marinho.

Por Coordenadoria de Comunicação/Aprece

Mais notícias