Aprece realiza oficina sobre o DigiSUS

SAÚDE
25 de agosto de 2023

A Aprece realizou, na última quinta-feira (24), uma Oficina sobre o sistema DigiSUS/Módulo Planejamento – DGMP. O evento aconteceu no auditório da entidade e foi voltado para os secretários de saúde e técnicos dos municípios cearenses. A iniciativa foi realizada em parceria com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems/CE), a Superintendência do Ministério da Saúde no Estado (SEMS/CE) e com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa/CE),

A capacitação teve por objetivo dialogar sobre as responsabilidades dos gestores frente ao DigiSUS, especialmente à luz da Portaria 750, de 29 de abril de 2019, que define as diretrizes para o uso do sistema, com o intuito de traçar prioridades na gestão municipal e fomentar o monitoramento oportuno dos instrumentos de planejamento.

A mesa de abertura foi composta pela superintende do Ministério da Saúde no Ceará, Kelly Arruda; pelo presidente do Cosems/CE, Rilson Andrade, pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), Júnior Araújo, e pela analista em Saúde da Aprece, Kézia Queiroz.

O conteúdo do evento abordou aspectos fundamentais Sistema DigiSUS/Módulo Planejamento, tais como: Legislação, Responsabilidades Gestoras, Instrumentos de Planejamento; além da situação desses instrumentos no Ceará.

A Oficina DigiSUS destacou-se como um espaço de aprendizado e troca de experiências, reunindo profissionais de saúde e gestores municipais em um ambiente propício para discutir e aprofundar conhecimentos sobre a utilização eficiente das ferramentas digitais disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Kézia Queiroz destacou que a colaboração entre a Aprece e os órgãos parceiros da iniciativa demonstra o compromisso conjunto em fortalecer a gestão pública da saúde no estado do Ceará.

“A Aprece se sente honrada em ter sediado este evento tão importante para a melhoria da gestão da saúde em nossos municípios. A parceria entre as instituições envolvidas evidencia a relevância de colaborações interinstitucionais para a construção de um sistema de saúde mais sólido e eficiente”, afirmou a analista da entidade.

Mais notícias