Aprece realiza Tira-Dúvidas sobre o Modelo de Governança e Gestão e sua aplicação

CAPACITAÇÃO
27 de setembro de 2022

Diante da proximidade do encerramento do prazo para os municípios aplicarem o Modelo de Governança e Gestão (29/9), a Aprece realizou, por meio de Escola de Gestão Pública Municipal, na última segunda-feira (26), um momento Tira-Dúvidas sobre a aplicação do Gestão.Gov. O encontro, realizado de forma virtual no período da tarde, contou com a participação de 112 dos 149 inscritos, de vários municípios cearenses. O objetivo da iniciativa foi esclarecimento de dúvidas relativas à implementação e ao uso do sistema.

Conduzido pela Coordenadora da EGPM/Aprece, Helderiza Queiroz, e multiplicadora da Plataforma +Brasil e do Gestão.Gov pelo Ministério da Economia; o Tira-Dúvidas contou com a análise do guia metodológico e principais dicas repassadas por Letinha Matos. Multiplicadora do Modelo de Governança e Gestão no Estado. Na oportunidade, Ademir Rosa, Secretário de Governança e Gestão de Santa Rosa/RS, falou sobre a experiência do Gestão.Gov no município.

“Realizamos esse momento para que os municípios possam enviar suas aplicações no prazo. É importante destacar que o Modelo é mais que um sistema, mas é uma ferramenta de gestão disponibilizada para os munícios capaz de gerar muitos benefícios”, afirmou Helderiza Queiroz, citando que a utilização do modelo gera o fortalecimento da governança; a melhoria da qualidade da gestão; a participação em ação cooperativa; e a troca de experiências entre as organizações. “É, principalmente, uma oportunidade para agregar maior valor público às políticas públicas desenvolvidas”, completou.

Segundo Letinha Matos, o propósito do Modelo é assegurar uniformidade e valor público, a partir do melhor aproveitamento de recursos federais descentralizados pela União. “Por isso, a aplicação deverá focar na maturidade e capacidade do município como um todo, considerando em cada prática: o que, quando, em quanto tempo, como e quem faz”, disse.

“A plataforma do Gestão.Gov nos trouxe algo que veio para ratificar o que já tínhamos como intenção de gestão. Nos trouxe uma mudança na prática nos levando a enxergar as prioridades para a construção das diretrizes e estratégias para uma gestão que nos leve a transformar Santa Rosa a melhor cidade para se viver”, explicou Ademir Rosa em sua exposição sobre a experiência vivida no município.

Por Coordenadoria de Comunicação e Marketing

Mais notícias