Aprece sedia Jornada Auxílio Brasil no Ceará; evento amplia diálogo do governo federal com os municípios

ASSISTÊNCIA SOCIAL
31 de maio de 2022

Em parceria com a Aprece, o Governo Federal promoveu, na última segunda-feira (30), a Jornada Auxílio Brasil no Ceará. O encontro, realizado na sede da entidade em Fortaleza, contou com 210 representantes, entre gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos 184 municípios cearenses. O objetivo foi tirar dúvidas e alinhar ações. Foram detalhados o funcionamento e as possibilidades do programa de transferência de renda.

O encontro foi conduzido pelo secretário executivo do Ministério da Cidadania, Luiz Galvão. De acordo com ele, o Governo Federal tem um olhar atento para o Nordeste, pois é a região que tem mais beneficiários do Auxílio Brasil. “O programa vem não só para ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, mas ajuda a economia local. Aqui no Ceará, por exemplo, o Auxílio Brasil traz mais de 400% de recursos a mais do que era destinado anteriormente”, explicou.

Em maio, o programa beneficiou 1,3 milhão de famílias no Ceará, em um investimento de R$ 536 milhões. As famílias atendidas receberam o valor médio de R$ 408,40. “O programa anterior era uma rede de transferência de renda e o Auxílio Brasil veio para integrar diferentes políticas públicas. As dúvidas dos municípios são geralmente sobre as políticas que ajudam, principalmente, na emancipação das pessoas que mais precisam”, explicou Luiz Galvão.

O Analista em Assistência Social da Aprece, Arimateia Oliveira, destacou a oportunidade que o evento proporciona ao garantir o diálogo de quem construiu o programa com quem executa a ação na ponta.  “A Aprece tem uma aproximação grande com os municípios cearenses, pois realizamos a articulação e garantimos o assessoramento técnico, principalmente para os municípios de pequeno porte. A Jornada Auxílio vem como um processo para engajar. Ter os representantes do Ministério da Cidadania aqui, dando o feedback para os municípios, é uma oportunidade única”, disse Arimateia.

Também estiveram presentes, o coordenador geral de Gestão Descentralizada e Participação da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do Ministério da Cidadania, Becchara Rodrigues; o gerente de projeto da Secretaria Executiva do Ministério da Cidadania, Felipe de Moraes; o chefe de divisão da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), Gláucio Coimbra; o coordenador geral de Monitoramento das Ações de Desenvolvimento Social e Cidadania substituto, Marcus Marinho; e o coordenador da coordenação-geral de Acompanhamento de Programas da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), Pedro Romani.

Confira como foi o evento:

Com informações do Ministério da Cidadania

Mais notícias