Aprece solicita apoio ao Governo do Ceará para levar projeto itinerante de cinema aos municípios contemplados com salas de projeção

APRECE
28 de julho de 2017

O diretor de Relações Institucionais, Expedito José do Nascimento, se reuniu na tarde desta quinta-feira, 27 de julho, com o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, e o cineasta e coordenador do Cine Ceará, Wolney Oliveira. O encontro que ocorreu no Palácio da Abolição, foi requerido pela Aprece com o objetivo de solicitar apoio do governo do estado para levar de forma itinerante os filmes vencedores do Cine Ceará aos municípios que foram contemplados através do projeto Ceará Filmes, com a instalação das salas de cinema, além da realização de cursos de cine animação para crianças.

A Aprece não tem medido esforços para a concretização desse projeto que beneficiará centenas de crianças do interior cearense.  A reunião também contou com a participação da analista de Infraestrutura, Cultura e Turismo, Irisletiery Lima e a analista da Escola de Gestão, Helderiza Queiroz.

O secretário demonstrou interesse no assunto, e afirmou que ser empregará,  no sentido de viabilizar o apoio solicitado. Élcio garantiu ainda, que na próxima semana conversaram com o presidente da Aprece, Gadyel Gonçalves, para traçar os próximos passos.

Para Gadyel a iniciativa dos cinemas nas cidades menores é um grande passo. "Nós vamos procurar, através da Aprece, buscar parcerias com a Secretaria de Cultura, com o Governo do Estado, para que a gente possa ampliar esse programa, para que realmente a gente possa ter mais cinemas nas cidades menores do Ceará", afirmou.

"Ceará Filmes"

O projeto do Governo do Estado tem parceria com a Ancine, visa expandir o mercado cinematográfico do Ceará. O projeto pretende consolidar o Ceará como um dos principais centros de produção, distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais do Brasil. Entre as ações do Ceará Filmes, está a construção de 20 salas de cinema no Interior do Estado. As salas deverão ser espalhadas por dez municípios, que foram escolhidos de maneira a contemplar diferentes regiões cearenses.

 As cidades que receberão as salas são:

– Amontada

– Aquiraz

– Canindé

– Cedro

– Crateús

– Crato

– Iguatu

– Itaitinga

– São Benedito

– Tauá

 

(Reprodução autorizada mediante citação da Aprece).

Mais notícias