Aprovada resolução que visa fixar arquitetos nos municípios cearenses

RESOLUÇÃO
03 de maio de 2016

Aprovada Resolução Recomendada Nº 5 de 11 de abril de 2016, que dispõe sobre recomendação para fortalecimento das políticas de desenvolvimento urbano através do incentivo à residência de arquitetos e urbanistas nos municípios. A Resolução, aprovada recentemente, foi proposta pelo presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU/CE), Odilo Almeida Filho, membro do ConCidades.

Dados de 2016 do CAU/CE constatam carência desses profissionais na grande maioria dos municípios cearenses. Somente 35 dos 184 municípios (19%) possuem arquitetos e urbanistas residentes, concentrando 92% dos profissionais do estado. Os números indicam uma dificuldade efetiva para a implementação de políticas de desenvolvimento urbano e de assistência técnica pública e gratuita para projeto e construção de habitação de interesse social nos municípios.

Com isso, a Resolução vem aconselhar a adoção de políticas de incentivo à fixação de arquitetos e urbanistas nas cidades que ainda não contam com esses profissionais. Uma dessas políticas seria, justamente, a criação do “Programa de Residência Universitária Para Arquitetos e Urbanistas”, destinado aos recém-formados para atuarem nos municípios cearenses, preferencialmente em atividades de planejamento urbano e regional e habitação de interesse social.

De acordo com Odilo Almeida, a ideia da proposta deu-se como busca de solução para o crescimento rápido e desordenado das pequenas e médias cidades brasileiras, associando esse contexto à má distribuição geográfica de arquitetos e urbanistas. No caso cearense, concentrados, predominantemente, na Região Metropolitana de Fortaleza. Então, para estimular uma distribuição mais equilibrada dos profissionais, a iniciativa visa promover Residência Universitária, com bolsa de estudos e título de pós-graduação.

“Seria uma forma do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, fazer uma aproximação dessa mão de obra, sem a qual não há política de desenvolvimento urbano, com os municípios”, explica o presidente do CAU/CE.

Com informações do CAU/CE.

Mais notícias