Autorizado pagamento do Garantia Safra a agricultores de sete municípios cearenses

AGRICULTURA
17 de abril de 2017

A Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, através da Portaria Nº 245, de 11 de abril de 2017, autoriza o pagamento dos benefícios relativos à safra 2015/2016 aos agricultores que aderiram ao Programa Garantia-Safra em sete municípios cearenses: Alcântaras, Amontada, Camocim, Catarina, Itarema, Monsenhor Tabosa e Mucambo. Mais sete estados foram beneficiados com o pagamento.

Os pagamentos serão realizados a partir deste mês, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal. O valor do Garantia-Safra e a quantidade de agricultores a serem segurados pelo GS são definidos anualmente durante a reunião do Comitê Gestor do Garantia-Safra.

O beneficio do programa está vinculado ao cumprimento dos requisitos, incluindo o pagamento pelo agricultor do boleto bancário de adesão ao programa. Também é necessário verificar se houve perda de, pelo menos, 50% da produção de culturas cobertas pelo programa no município devido à seca ou ao excesso de chuvas.

O programa

Criado em 2002, o Garantia-Safra visa a garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sujeitos à perda de safra em razão da estiagem ou excesso chuvas. Os municípios estão situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

(Reprodução autorizada mediante citação da Aprece).

Mais notícias