Balanço mostra sucesso da Mobilização Municipalista Permanente

MOBILIZAÇÃO
10 de agosto de 2015

Ao todo, 456 gestores municipais atenderam ao convite da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e das entidades estaduais e participaram da Mobilização Permanente no dia 5 de agosto, em Brasília. O Ceará fez parte do movimento, por meio de uma participativa comitiva liderada pelo então presidente interino da Aprece, Evanildo Simão, prefeito de Mauriti.

mapa_mob

Esta Mobilização foi marcada por um ato na Praça dos Três Poderes onde os participantes sentaram no asfalto e cantaram o Hino Nacional. Cartazes e faixas traziam as demandas dos municipalistas. Em resumo, os gestores reivindicavam respeito e dignidade à autonomia dos Municípios.

Um dos objetivos era entregar a Carta Municipalista à Presidência da República, ao Congresso Nacional e à Sociedade Brasileira. E isso foi alcançado. O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), atendeu os líderes do movimento e recebeu o documento em mãos. O mesmo aconteceu com a Presidência da República, durante audiência com o vice-presidente Michele Temer. Ambos se solidarizaram com as reivindicações. À sociedade, a Carta foi entregue por meio da imprensa nacional, que fez a cobertura dos momentos mais importantes da Mobilização.

Além disso, entre os resultados está a promessa de Renan em dar celeridade às proposições que envolvem o pacto federativo no Senado e também interceder pelo mesmo na Câmara dos Deputados. No caso da Presidência, Temer prometeu se reunir com a equipe econômica do governo federal para tratar da complementação daquilo que os prefeitos esperavam receber no repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do pagamento dos Restos a Pagar, que ultrapassam os R$ 35 bilhões.

O movimento municipalista só tem a comemorar com esta primeira Mobilização do ano e pede que os gestores continuem atentos aos convites da CNM e das estaduais para reuniões futuras.

Mais notícias