Baú da Leitura entrega 2 mil livros a municípios cearenses

MUNICÍPIOS
17 de agosto de 2016

Até o próximo dia 18, o projeto Baú de Leitura inicia seu novo ciclo de atividades com a entrega de 2 mil livros. A iniciativa, que é apoiada pela Coelce, incentiva a leitura junto a bibliotecas comunitárias do Ceará, atendendo crianças e adolescentes de diversas comunidades. Nessa etapa, serão beneficiados os municípios de Pentecoste, Maranguape, Itaitinga e Aracati.

Ao longo deste ano, o projeto distribuirá mais 30 baús de leituras que serão entregues a bibliotecas comunitárias cadastradas junto à rede estadual gerida pela Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). O esforço visa promover o incentivo e a democratização da leitura. Realizado pela Casa do Conto, o Baú de Leitura foi criado em 2005, para ampliar a alfabetização em comunidades de baixa renda do Ceará.

O projeto entrega um baú em cada comunidade com 400 livros para crianças e adolescentes. Nos dez anos do projeto, foram entregues 309 unidades em 86 cidades do Ceará. Até dezembro do ano passado, o projeto já havia beneficiado mais de 100 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e organizações não-governamentais.

Atualmente está beneficiando bibliotecas comunitárias para expandir a oferta e alcançar mais leitores.

Estímulo

Durante a entrega do Baú de Leitura há sempre uma sessão de contação de histórias com a equipe da Casa do Conto. Os contos são narrados de maneira lúdica, acompanhados por músicas, a fim de estimular o gosto pela leitura. A partir de 2009, o projeto passou a ser beneficiado por lei de incentivo à cultura da Secult. As bibliotecas comunitárias são as unidades atendidas. Nessa etapa, serão investidos R$ 250 mil. "A nossa paixão por esse projeto é enorme", disse Débora Rios, responsável pela área de integração de interesse social da Coelce. "A nossa meta para este ano é chegar a 20 municípios", afirmou.

O projeto reforça o compromisso da Coelce com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "Educação de Qualidade", uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro 2015. Em Pentecoste, o projeto atendeu à Associação dos Moradores de Malhada – Biblioteca Comunitária Carlos Antônio dos Santos. Em Maranguape, foi realizado na Associação Cultural e Social Sebastião Pereira de Araújo. Na cidade de Itaitinga, os livros chegaram ao Instituto Tonny Ítalo/Biblioteca Comunitária Martins Soares Moreno.

No próximo dia 18, será a vez da cidade de Aracati, atendendo o Instituto Aracupira de Cultura Brasileira(IACB)/ Biblioteca Comunitária Aracupira e a Biblioteca Comunitária do Recicriança. "Quando o Baú chega com os livros é uma alegria só, todas as crianças ficam entusiasmadas", disse Débora Rios. "Temos relatório de acompanhamento, mensalmente, e os resultados são bastante positivos". Os números revelam o crescimento do projeto. Em 2005, atendeu apenas três bibliotecas, mas agora chega a 309 unidades e a 86 cidades. "No próximo ano, o projeto será reiniciado e ampliado", prevê Débora Rios. "Sabemos da expansão da tecnologia, mas as crianças estão motivas a leitura, a ouvir boas histórias, precisam apenas de incentivo e apoio".

O conceito de biblioteca comunitária é de espaço físico criado e mantido por iniciativa da comunidade, sem intervenção do poder público, que possui acervo bibliográfico multidisciplinar e é minimamente organizado. A finalidade é ampliar o acesso da comunidade à informação, ao livro e à leitura.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Comunitárias integra as bibliotecas que estão cadastradas no programa, dando suporte em diversas áreas, como capacitação, formação e acervo. Aqueles que desejarem se candidatar a receber o Baú de Leitura precisam se cadastrar.

Mais informações:

Casa do Conto – Fone: (85) 3252-3343

Fonte: Diário do Nordeste

Mais notícias