Os consumidores beneficiados pela tarifa social de energia tem novo prazo para recadastramento junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As distribuidoras deveriam iniciar as notificações em agosto e, agora, só precisarão começar em novembro. Conforme a agência, o elevado número de famílias que precisam atualizar o cadastro para manter o benefício — 5,8 milhões — motivou a postergação, solicitada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).
Os consumidores que ganham o benefício da tarifa social têm descontos de 10%, 40% e 65%, dependendo do seu consumo mensal, sendo quanto menor a demanda, maior o desconto. A Aneel explicou que a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é caracterizada por descontos incidentes sobre a tarifa aplicável à classe residencial, excluídos os valores de componentes tarifários correspondentes a encargos setoriais.
De acordo com a Aneel, a estrutura de atendimento das prefeituras é insuficiente para o volume de atualizações de uma vez só. Isso teria impacto no atendimento das distribuidoras. A Abradee pediu prorrogação para janeiro de 2015. Atualmente, 12,4 milhões de famílias brasileiras, cerca de 19,9% dos consumidores residenciais brasileiros, têm direito à tarifa social.