Beneficiados pela tarifa social de energia tem novo prazo para recadastramento

ENERGIA
16 de setembro de 2014

Os consumidores beneficiados pela tarifa social de energia tem novo prazo para recadastramento junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As distribuidoras deveriam iniciar as notificações em agosto e, agora, só precisarão começar em novembro. Conforme a agência, o elevado número de famílias que precisam atualizar o cadastro para manter o benefício — 5,8 milhões — motivou a postergação, solicitada pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

Os consumidores que ganham o benefício da tarifa social têm descontos de 10%, 40% e 65%, dependendo do seu consumo mensal, sendo quanto menor a demanda, maior o desconto. A Aneel explicou que a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é caracterizada por descontos incidentes sobre a tarifa aplicável à classe residencial, excluídos os valores de componentes tarifários correspondentes a encargos setoriais.

De acordo com a Aneel, a estrutura de atendimento das prefeituras é insuficiente para o volume de atualizações de uma vez só. Isso teria impacto no atendimento das distribuidoras. A Abradee pediu prorrogação para janeiro de 2015. Atualmente, 12,4 milhões de famílias brasileiras, cerca de 19,9% dos consumidores residenciais brasileiros, têm direito à tarifa social.

Mais notícias